Game of Thrones: Famílias de Westeros

Posted by:

Se você assistiu a primeira temporada de Game of Thrones, ou leu algum dos livros escritos por George R.R. Martin, sabe que a história contada na saga cobre um amplo espectro: geopolítica, assassinato, guerra, incesto, anões, prostitutas, lobos e monstros.

Mas tudo isso serve apenas de fachada no que essencialmente é uma história sobre famílias – sobre como elas nos definem e como nós somos definidos por elas.

Cada uma das nove regiões do continente central de Westeros é governada por uma das nove grandes casas, mas apesar de serem as mais poderosas, não são apenas estas famílias que desempenham um papel em Game of Thrones .

Prepare-se para a estreia da segunda temporada da série conhecendo os clãs, tribos, casas e famílias da sua série de fantasia favorita.

Casa Stark

Tudo em Game of Thrones é centrado na família Stark, que tem sua casa em Winterfell, situada nas duras e nevadas partes norte do país. O lema da casa Stark, “O inverno está chegando“, serviu como marketing e gancho temático para a primeira temporada da série. Seu brasão é uma lobo cinza gigante, que se mostra mais do que adequado, já que a história começa com cada um dos filhos Eddard Stark adotando lobos gigantes como animais de estimação.

Mesmo após a execução de Eddard na primeira temporada da série, Game of Thrones continua centrada na família Stark, principalmente nas crianças – que em ordem decrescente são: Jon Snow, Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon. Todos frutos do casamento de Eddard com Catelyn Stark, uma antiga Tully – com exceção de Jon, que nasceu fora do casamento, e assim, leva o sobrenome bastardo do norte, Snow.

Na primeira temporada, Jon vai para A Muralha ao norte, para proteger Westeros dos selvagens, enquanto Robb, após a execução de seu pai assume o manto de Senhor de Winterfell e Rei do Norte.

Casa Stark

Casa Baratheon

Game of Thrones começa com a Casa Baratheon firmemente estabelecida no Trono de Ferro de Westeros. Robert Baratheon garantiu o título de rei ao liderar uma rebelião bem sucedida contra a família Targaryen. Sua rainha é Cersei Lannister, cuja rica família serve para bancar as formidáveis despesas ??do reino. Os dois irmãos mais novos de Robert são o severo Stannis e o jovem e amável Renly.

Após a morte de Robert na primeira temporada, Joffrey Baratheon assume o trono tendo sua mãe Cersei como conselheira e regente. O que Robert e a vasta maioria do reino desconhecem é que Joffrey não era seu filho e nem sequer é um Baratheon…

Casa Baratheon

Casa Lannister

Os Lannisters são a família mais rica em Westeros e estão estabelecidos principalmente em Rochedo Casterly. São liderados por Tywin Lannister, que já foi o principal assessor do Rei Aerys Targaryen e mais tarde ajudou a conquistar Porto Real para a rebelião de Robert Baratheon. Seus três filhos são Cersei e seu irmão gêmeo, Jamie, e o anão Tyrion, que é de longe um dos mais ricos e interessantes personagens, em uma história repleta deles.

Como mencionado acima, Joffrey, o filho de Cersei, bem como as outras crianças Baratheon, não são realmente filhos do Rei Robert. Eles são o produto de uma relação incestuosa entre Cersei e seu irmão Jamie.

Apesar do relacionamento entre os dois certamente ser um tabu que resultaria na perda do Trono de Ferro se fosse de conhecimento comum, o incesto entre famílias reais tem precedente em Westeros, pois era praticado a gerações entre os Targaryens.

Casa Lannister

Casa Targaryen

Ao contrário das outras principais famílias de Game of Thrones, os Targaryens não são nativos de Westeros, eles chegaram ao continente centenas de anos atrás, vindos da cidade de Valyria. Seu brasão, um dragão de três cabeças é bastante apropriado, dado que o comando destas bestas foi o que permitiu os Targaryen conquistar e unificar completamente o continente. No entanto, depois de quase trezentos anos de governo os dragões foram extintos e a casa caiu em decadência e loucura, o que levou à rebelião liderada por Robert Baratheon.

No início de Game of Thrones, os únicos membros restantes da família Targaryen são Viserys e sua irmã Daenerys, pois o resto de sua família foi morta durante a rebelião. Na tentativa de mobilizar forças fortes o suficiente para retomar o trono de sua família, Viserys casa sua irmã com o Dothraki Khal Drogo no continente Essos. A crueldade e o título de Viserys eventualmente se tornam sua ruína quando Khal Drogo o condena à morte por insolência, tornando Daenerys Targaryen a única remanescente da família.

Casa Targaryen

O Khalasar Drogo

Os Dothraki são uma cultura equestre de guerreiros nômades, sem corpo formal de governo e espalhados por toda a planícies de Essos. Em vez disso, cada grupo nômade, chamado de Khalasar, é liderado por um único guerreiro, com o Khalasar crescendo, diminuindo ou desaparecendo com base na força do seu Khal.

Khal Drogo, o marido de Daenerys, é um dos Khal mais fortes e poderosos na memória recente dos Dothraki, e portanto, o mais poderoso Khalasar que alguém já viu. O plano dos Targaryen de usar os cavaleiros Dothraki para retomar Westeros é jogado por terra quando Khal Drogo morre de uma ferida infectada.

Normalmente, Daenerys, como a esposa de um Khal morto, seria enviada para a improvisada capital Dothraki para viver o resto dos seus dias como uma viúva. Mas depois de andar na pira funeral de Drogo e não se queimar, e auxiliada pela eclosão de três ovos de dragão, Daenerys prova que ela tem poder próprio, ou seja, três jovens dragões.

O Khalasar Drogo

Casa  Mormont

Os Mormonts não são uma das grandes casas do continente de Westeros, mas retêm um papel importante na história de Game of Thrones. Seu brasão é um urso, o que combina com os membros da casa, que possuem uma aparência áspera, pesada e grisalha. Um desses homens urso é Sor Jorah Mormont, que exilado por Eddard Stark agora serve Daenerys Targaryen entre os Dothrakis. Daenerys não é sua única mestre, pois ele faz relatórios frequentes para o intrigante eunuco, mestre Varys, em Porto Real.

O pai de Jorah é o Lorde Comandante Jeor Mormont, da Patrulha da Noite. Embora velho, ele ainda é uma presença formidável e se esforça para manter a irregular Patrulha da Noite tão formidável quanto ela era antes. Enquanto os nobres de Westeros lutam uns contra os outros pelo controle do continente, Jeor Mormont e a Patrulha da Noite se preparar para uma luta muito mais perigosa e decisiva contra os selvagens do Norte e os temidos e monstruosos Andarilhos Brancos.

Casa Mormont

Casa Arryn

No início de Game of Thrones , aprendemos que Eddard Stark e Robert Baratheon compartilham um vínculo especial, já que ambos cresceram juntos sob a proteção e orientação de Jon Arryn, do Vale. Jon fez sua fortaleza no bem protegido Ninho de Águia, no alto das montanhas. Apesar de sua idade avançada, ele tomou Lysa Tully, irmã de Catelyn Tully Stark, como sua esposa, fazendo dele e Eddard cunhados. Desde cedo aprendemos que Jon, o principal assessor do Rei Robert morreu – potencialmente de causas sinistras – o que é um grande fator motivador para Eddard aceitar a posição de Mão do Rei.

Na família de Jon restaram sua esposa Lysa e seu único filho, Robin (chamado Robert nos livros). Apesar do poderoso título, Robin é um rapaz fraco, doente, que sofre de convulsões e é mimado e estragado por sua mãe dominadora.

Casa Arryn

House Greyjoy

A Casa Greyjoy é basicamente um equivalente Viking, uma vez que é composta por corsários marítimos que fizeram sua casa nas frias e brutais Ilhas de Ferro. Antes do início de Game of Thrones, Balon, o líder dos Greyjoys, se rebelou contra o trono de Baratheon, mas sua revolta foi sufocada por Eddard Stark. Como resultado, os Starks tomaram Theon, o filho de Balon, como protegido e refém, para garantir que o bom comportamento de Balon dure. Theon é um jovem irônico, cínico e amoral, mas um firme defensor de seu irmão adotivo Robb.

Casa Greyjoy

Casa Frey

Os Freys não são uma das grandes casas de Westeros, e na verdade são vassalos da Casa Tully, a família de solteira de Catelyn Stark, mas eles não deixam de desempenhar um papel importante na paisagem de Game of Thrones. A família Frey têm como brasão um par de torres, uma referência aos Gêmeos, um ponto de defesa estrategicamente localizado nas regiões centrais da Westeros. Liderados por Walder, um homem velho com oito esposas e incontáveis filhos, a família é infame por não comparecer quando os Tullys chamaram por eles durante a rebelião, só chegando quando a batalha parecia ganha, como forma de cobrir as suas apostas sobre o vencedor.

Casa Frey

Casa Tyrell

Enquanto a maioria das grandes famílias de Westeros traça sua linhagem a partir do momento em que se tornaram reis soberanos de suas específicas regiões, os Tyrells eram na verdade apenas os intendentes dos extintos Reis da Campina, que uma vez já governaram Jardim de Cima. Foram promovidos ao status de grande Casa pelos Targaryens após os Tyrells entregarem Jardim de Cima aos senhores dragão durante a conquista inicial de Westeros.

Os Tyrells permaneceram leias aos Targaryens durante rebelião de Robert, mas eventualmente se curvaram ao novo rei quando ele assumiu o trono. O líder dos Tyrells é Mace, mas na primeira temporada, o membro mais notável da família é Sor Loras, que embora seja o terceiro filho, é o guerreiro mais bonito e talentoso, conhecido como o Cavaleiro das Flores, por conta do Brasão da sua família. Nos livros, Loras e Renly Baratheon são retratados apenas como extremamente próximos, amigos comprometidos, mas a série da HBO foi um pouco mais longe, os mostrando como amantes.

Casa Tyrell

Casa Clegane

Outra casa menor, os Cleganes juram lealdade aos Lannisters, e têm como brasão três cães. Apropriadamente, os dois membros da família mostrados em Game of Thrones são leais, brutos e totalmente comprometidos com os Lannisters. O irmão mais velho é Gregor, um brutamonte imparável, uma besta raivosa animalesca que quase matou Loras Tyrell depois de perder uma justa para ele. Felizmente Sandor, seu irmão mais novo, entrou em cena para acalmar a situação. Sandor é minimamente mais agradável do que seu irmão, geralmente apenas um servo de Joffrey Baratheon, ostenta um rosto marcado por cicatrizes de um ataque feito há tempos pelo seu irmão, e um elmo com forma de cabeça cão que lembra a seus oponentes seu status e sua ferocidade.

Casa Clegane

Fonte: http://www.ugo.com

12
  Artigos Relacionados

Comments

  1. Petra Frey  março 2, 2012

    A casa da minha família é a mais honrada u_u’ (nooooot)

    reply
    • philipe stark  março 6, 2012

      não é não

      reply
    • luiz  março 21, 2012

      vc precisa ler o vol3

      reply
    • Kaique  setembro 18, 2012

      sua família? ¬¬”

      reply
  2. Renzo  maio 7, 2012

    alguem faria um resumo pelomenos da primeira metade do primeiro livro?mesmo que ficasse grande…por favor :)

    reply
    • Zigue  maio 7, 2012

      Trabalho pra escola Renzo? hehehehe

      reply
      • Kaique  setembro 18, 2012

        Zigue, na minha época de escola a professora nunca passou um livro que eu achasse tão interessante pra fazer um resumo. Hahaha

        reply
    • Kaique  setembro 18, 2012

      Pô, lê o livro que você vai saber da história inteira, essa de resumo não tá com nada. rsrs

      reply
  3. Kaique  setembro 18, 2012

    Eu tenho o 1° livro e ainda estou no começo da leitura, também estou acompanhando a série, na série eu estou no episódio 4; A série é fantástica, fiquei viciado! Hehe

    reply
  4. daniel  fevereiro 22, 2013

    ou to lendo o primeiro livro e nao to entendendo nada vo vomeça a ler de novo …

    reply
  5. Junior  janeiro 30, 2016

    Comecei a ler e não tô entendendo nada (não vi a série ainda).

    reply

Add a Comment