Dungeons & Dragons 5ª Edição Está a Caminho

Posted by:

Para surpresa de ninguém, hoje a Wizards of the Coast oficializou que está desenvolvendo a 5ª Edição do RPG Dungeons & Dragons – e que um playtest aberto vai ajudar a definir o seu curso (o anúncio oficial pode ser lido aqui).

A versão inicial das regras será demonstrada durante o D&D Experience deste ano (26-29 de Janeiro). O playtest aberto será realizado a partir de março e o lançamento da nova edição provavelmente ocorrerá em algum momento de 2013.

Alguns especulam que a nova edição seria lançada em 2014, para coincidir com o 40º aniversário do jogo, mas isso significaria dois anos e meio de vendas de limbo, já que as pessoas não vão querer “investir” em produtos de uma edição que está com seus dias contados.

Dungeons & Dragons 5ª Edição Está a Caminho

Mike Mearls, chefe da linha de produtos D&D declarou:

Queremos um jogo que se eleve acima das diferenças de estilos, cenários de campanha e edições, que carregue a essência fundamental do D&D e o leve para o primeiro plano do jogo. Em suma, queremos um jogo tão simples ou complexo quanto você queira, com ação focada no combate, intriga e exploração como você desejar. Queremos um jogo que seja inconfundivelmente D&D, mas que possa facilmente tornar-se o seu D&D, o jogo que você quer mestrar e jogar.

A proposta é bastante ambiciosa e certamente a Wizards terá bastante trabalho em reestruturar a sua base de jogadores, fragmentada após o tiro-no-pé da 4ª edição.

Como Gary Gygax apontou nos primeiros dias do hobby, os jogadores realmente não precisam de nada além das regras para jogar. Creio que toda comunidade espera um D&D baseado em suas necessidades e que não seja visto como somente mais um produto nas estatísticas de rendimentos da Hasbro.

1
  Artigos Relacionados

Comments

  1. Chaos Domine  janeiro 11, 2012

    “Em suma, queremos um jogo tão simples ou complexo quanto você queira…”

    GURPS o quê? Hehehe, brincadeiras a parte, eu acredito na capacidade criativa e no potencial de Monte Cook, já do restante da equipe simplesmente não sei o que esperar. Mearls é um cara Old School e acho legal ele ter dado a cara a tapa pra dizer que não dava pra ir empurrando com a barriga, já que ele podia ter ficado lá, fazendo de conta que ía arrumar algo no sistema, mas ao invés disso ele trouxe de volta um nome marcante e resolveu inovar com uma proposta inédita (de levar em consideração as opiniões dos mestres e jogadores).

    Acho que se alguém pode salvar o nome do nosso bom e velho Dungeons & Dragons, são esses dois (e o desenhista do módulo Planescape do AD&D!).

    reply

Add a Comment