Feliz Aniversário, Isaac Asimov!

Posted by:

Isaac Asimov nasceu na Rússia dia 2 de janeiro de 1920. Foi um escritor e autor de obras de ficção e divulgação científica.

Sua obra mais famosa é a série da Fundação, também conhecida como Trilogia da Fundação, que faz parte da série do Império Galáctico. Também escreveu obras de mistério e fantasia, assim como uma grande quantidade de não-ficção.

Asimov foi reconhecido como mestre do gênero da ficção científica e, junto com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke, foi considerado em vida como um dos “Três Grandes” escritores do gênero.

Asimov foi membro e por um longo período vice-presidente da Mensa, apesar de exercer com mais frequência e assiduidade a presidência da American Humanist Association (Associação Humanista Americana).

Isaac Asimov

No livro Escolha a Catástrofe, Asimov anteviu os projetos de criação coletiva (como a Wikipedia) ao falar sobre os problemas que poderiam levar a humanidade à extinção e como a tecnologia poderia salvá-la:

Haverá uma tendência para centralizar informações, de modo que uma requisição de determinados itens pode usufruir dos recursos de todas as bibliotecas de uma região, ou de uma nação e, quem sabe, do mundo. Finalmente, haverá o equivalente de uma Biblioteca Computada Global, na qual todo o conhecimento da humanidade será armazenado e de onde qualquer item desse total poderá ser retirado por requisição.

…Certamente, cada vez mais pessoas seguiriam esse caminho fácil e natural de satisfazer suas curiosidades e necessidades de saber. E cada pessoa, à medida que fosse educada segundo seus próprios interesses, poderia então começar a fazer suas contribuições. Aquele que tivesse um novo pensamento ou observação de qualquer tipo sobre qualquer campo poderia apresentá-lo, e se ele ainda não constasse na biblioteca, seria mantido à espera de confirmação e, possivelmente, acabaria sendo incorporado. Cada pessoa seria, simultaneamente, um professor e um aprendiz.

Em 1981, em sua homenagem o asteroide 5020 foi batizado de Asimov. O robô humanóide “ASIMO” da Honda, também pode ser considerada uma homenagem ao escritor.

Asimov morreu em 6 de abril de 1992 em Nova Iorque. Dez anos depois da sua morte, a autobiografia It’s Been a Good Life, revelou que sua morte foi causada pelo vírus da AIDS, contraído através de uma transfusão recebida durante uma cirurgia em 1983.

Isaac Asimov

0
  Artigos Relacionados

Add a Comment