Ajude a Decodificar Antigos Textos Egípcios

Posted by:

Quer ajudar a transcrever antigos textos gregos em sua casa? E sem nenhum conhecimento do grego antigo? Sim?

Com o projeto Ancient Lives, organizado pela Egypt Exploration Society e pela Universidade de Oxford, você pode contribuir para o trabalho de pesquisadores que estão digitalizando e decodificando os vastos Papiros de Oxirrinco – uma misteriosa coleção de misteriosos papiros gregos descobertos em um depósito de lixo do Egito antigo.

E você pode colaborar simplesmente montando um quebra-cabeça.

Papiros de Oxirrinco

O que são os Papiros de Oxirrinco?

Os Papiros de Oxirrinco (ou Oxyrhynchus Papyri) são um grupo de manuscritos, a maioria em papiro, descoberto em 1896 por arqueólogos em um antigo depósito de lixo perto de Oxirrinco no Egito.

Os manuscritos datam dos séculos I ao VI dC e incluem milhares de documentos em grego e em latim, como cartas, obras literárias e certidões de casamento.

A ação do tempo tornou os papiros muito frágeis, e a maior parte deles está se fragmentando – o que cria um problema adicional para os pesquisadores: além dos fragmentos precisarem ser traduzidos, precisam também ser “remendados” para contar uma história maior e fazer algum sentido.

500.000 fragmentos individuais foram recuperados nos dez anos em que o local foi, o suficiente para preencher centenas de vidas com o trabalho de compilação. Para tornar a tradução mais rápidam os pesquisadores precisam transcrever o que está escrito nos fragmentos e eventualmente, ajudá-los a unir as partes fragmentadas. É aí que você pode ajudar.

Papiros de Oxirrinco

Reconhecendo Símbolos

Se você quiser se tornar um aspirante a lingüista e ajudar a criar transcrições digitais desses fragmentos, acesse o aplicativo no site da Ancient Lives. Nele, o seu objetivo é decifrar letras gregas em um fragmento de papiros. Um teclado com uma série de símbolos (letras gregas maiúsculas e minúsculas) é apresentada sob o fragmento de papiro digitalizados que você está transcrevendo.

Quando o mouse se move sobre uma das letras no teclado, o análogo grego escrito à mão é mostrado a fim de facilitar a identificação. Depois de reconhecer uma letra sobre os papiros, você seleciona a letra correspondente no teclado e salva a anotação. Além disso, se o papiro for muito difícil de decifrar ou desbotado, você pode salvar seu trabalho e para outra peça de papiro a qualquer momento.

A Ancient Lives também oferece a oportunidade de medir fragmentos individuais, o que ajudará na reconstrução de seções maiores.

Nos mais de 100 anos desde sua descoberta, apenas uma pequena parte dos papiros de Oxirrinco foram compilados e traduzidos, por isso ainda há muito trabalho a ser feito. Os manuscritos disponíveis no Ancient Lives, uma vez transcritos e traduzidos, serão publicados na série Memórias Greco-Romanas.

Papiros de Oxirrinco

 

0
  Artigos Relacionados

Add a Comment