Peste Negra | A Culpa Não Foi Dos Ratos

Posted by:

A propagação da Peste Negra – uma pandemia devastadora que assolou a Europa entre 1348 e 1350 – tem sido atribuída ao rato preto e suas pulgas, carregadas de porto em porto enquanto eles pegavam carona em navios mercantes.

Agora, um estudo que examinou os efeitos da praga em Londres entre 1348 e 1349 sugere que o rato preto pode ter sido vítima de uma das mais longas campanhas difamatórias da história humana.

Os Ratos Não Foram Responsáveis Pela Peste Negra

As conclusões do estudo realizado ao longo de uma década e conduzidos por Barney Sloane, um veterano arqueólogo de campo do Museu de Londres – foram publicados em Londres no artigo The Black Death in London.

A investigação detalhada efetuada por Sloane em livros de documentos, registros de tribunal, relatórios e escavações em sítios arqueológicos da peste em Londres levaram o arqueólogo a concluir que pessoas, e não ratos, foram os responsáveis ??pela propagação da praga mortal.

“A evidência apenas não está lá para apoiar (a teoria vigente)”, afirmou Sloane em entrevista ao The Guardian. Sloane continua:

“Deveríamos encontrar um grande número de ratos mortos em todos os sítios arqueológicos, mas eles simplesmente não estão lá. E todas as provas que eu já estudei sugerem a praga se espalhou muito rápido para a tradicional explicação de transmissão por ratos e pulgas. Tem que ser de uma pessoa para outra – simplesmente não há tempo para os ratos a terem espalhado”.

Você pode ler mais sobre os esforços de Sloan para inocentar o rato preto, e as provas que ele reuniu para apoiar as suas afirmações no The Guardian.

Peste Negra

 

 

0
  Artigos Relacionados

Add a Comment