Abrams & Nolan juntos na Nova Série Person of Interest

Posted by:

Person of Interest, a nova série para TV produzida por JJ Abrams traz o primeiro grupo de vigilantes formados após os atentados de 11 de Setembro. A série é estrelada por Michael Emerson (o Ben da série Lost) e Jim Caviezel (Jesus Cristo em pessoa), como parte de um grupo de indivíduos que tentam impedir crimes antes que eles aconteçam.

Com uma premissa como essa e JJ Abrams ligado ao projeto, a expectativa era de que a série trouxesse elementos como premonição, alta tecnologia ou viagem no tempo, porém Person of Interest acabou se revelando muito mais interessante do que o esperado e com potencial para ir além do formato crime/monstro da semana.

Person of Interest
Reese (Caviezel) é um ex-agente especial com um passado misterioso, que afundou em uma espiral de autodestruição depois de perder a mulher que amava, eventualmente se tornando um sem-teto e alcoólatra Nova York City.

No trailer, vemos ele no metrô sendo atacado por um grupo de rapazotes que esperava encontra diversão fácil as custas do vagabundo indefeso. Após incapacitar permanentemente alguns dos agressores, Reese é preso e levado para interrogatório.Person of Interest

Antes que os investigadores descubram como um sem-teto foi capaz de limpar o chão do metrô com cinco caras e qual sua relação com uma série de assassinatos relacionados ao governo, Reese tem a fiança paga e é retirado da prisão em uma limusine pelo misterioso Sr. Finch (Emerson, em seu melhor estilo Benjamin Linus).

Finch vinha monitorando Reese há algum tempo e decidiu trazê-lo para um projeto milionário onde ele é capaz de descobrir antecipadamente quando determinadas estão em perigo. Para salvar a vida dessas “Pessoas de Interesse“, Reese entra em ação com suas habilidades investigativas e de combate e Finch com a tecnologia, inteligência e recursos financeiros. Como a maioria das pessoas acredita que os dois estão mortos, ambos podem operar muito abaixo do radar.

No primeiro episódio, eles vigiam uma defensora pública que segundo as previsões de Finch, será alvo de um crime violento. No entanto ele não tem certeza se ela será a vítima ou a agressora.

Aparentemente Finch projetou o lendário “Total Information Awareness” (TIA), projeto criado na esteira dos atentados ocorridos em 11 de setembro que seria capaz de varrer dados de vigilância em tempo real e alertar agentes de segurança quando prováveis suspeitos de terrorismo fossem encontrados. Apesar do TIA nunca ter saído do papel na vida real, em Person of Interest ele foi construído graças a Finch.

Person of Interest

Ele criou “a” máquina – um conjunto de centenas de servidores constantemente alimentados com dados de câmeras e quaisquer outros sistemas de vigilância que pode prever com precisão onde prováveis ataques terroristas podem ocorrer.

Mas além disso, o sistema começou a fazer algo inesperado: predizer outros tipos de crimes, sem nenhuma relação com segurança nacional – como pessoas comuns sendo assassinadas.

A máquina começou a cuspir números de segurança social de pessoas em perigo. A princípio Finch programou o aparelho ignorar todos estes crimes “irrelevantes”, até sua consciência começar a pesar com a preocupação por todos estes “números perdidos”.

Então Finch construiu um backdoor na máquina, que permite com que ele recolha estes números perdidos. E com a ajuda de Reese, ele pode ser capaz de chegar até seus donos a tempo de impedir que o crime ocorra.

A série apresenta uma combinação interessante de paranóia/vigilância com a idéia de utilizar um grupo de pessoas que combate o crime através de informações geradas secretamente pelo TIA. Vamos aguardar e torcer para que a série não se afunde no modelo “crime da semana”. E diabos, é muito bom ver o “Benjamin Linus” outra vez!

0
  Artigos Relacionados

Add a Comment