O Mundo de Tékumel

Posted by:

O mundo de Tékumel foi colonizado por seres humanos e diversas outras espécies alienígenas durante sua expansão galáctica, a cerca de 60 mil anos no futuro. A extensa terraformação do ambiente inóspito, que incluiu a mudança da órbita e da rotação do planeta para criar um ano 365,25 dias, interrompeu as ecologias locais e baniu a maioria da sua flora e fauna, incluindo diversas espécies inteligentes, para pequenas reservas confinadas em seu próprio mundo.

O Mundo de Tékumel

Todas estas mudanças resultaram em uma idade de ouro, de tecnologia e prosperidade, exuberantes para a humanidade e seus aliados. Tékumel tornou-se um mundo “resort”, onde os ricos de milhares de outras estrelas podiam passar suas férias.

Repentinamente e por razões desconhecidas, Tékumel e seu sistema estelar (suas duas luas, Gayél e Kashi, e seu sol, Tuléng, e quatro outros planetas, Ülétl, Riruchél, Shíchel e Zirúna) foram expulsos da nossa realidade para uma dimensão paralela sem outros sistemas estelares, conhecida como béthorm em Tsolyáni.

SsúEspecula-se que este cataclismo cósmico ocorreu devido ao uso excessivo das viagens mais rápidas que a luz, que deformaram o tecido do espaço. Ninguém sabe a razão, mas o fato é que os habitantes de Tékumel, humanos, nativos, e representantes de outras raças, ficaram isolados e sozinhos.

Diversas rotas interplanetárias, vitais para o comércio e para sobrevivência de Tékumel, (um mundo pobre em metais pesados) foram interrompidas e a enorme turbulência gravitacional, devido às linhas de força entre as estrelas terem sido rompidas, levaram a civilização ao mais absoluto caos.

As espécies nativas inteligentes, os Hlüss e do SSU, libertaram-se e iniciaram guerras tão destrutivas quanto as grandes mudanças geográficas que devastaram o planeta.

Várias outras mudanças significativas ocorreram devido à crise: a humanidade descobriu que agora podia manipular energias ultraplanares, que eram vistas como forças mágicas, as estrelas desapareceram do céu, novas dimensões foram descobertas e pactos com “demônios” (habitantes de dimensões próximas a Tékumel no espaço dimensional) se tornaram possíveis. Além disso, surgiu um novo e complexo panteão de “Deuses”, poderoso seres extra-dimensional ou multi-dimensionais, que agora tinham acesso a Tékumel.

A ciência começou a estagnar até que finalmente se tornou um conhecimento fundamentado em tradições transmitidas através das gerações, a crença de que o universo era compreensível lentamente desapareceu e um tempo de escuridão desceu sobre Tékumel.Adventures in Tékumel

Grande parte dos escritos produzidos por Barker são ambientados 50.000 anos depois do cataclismo cósmico ocorrido em Tékumel. Cinco vastas civilizações ocupam grande parte do continente norte. Estes impérios humanos, juntamente com vários outros povos descendentes de alienígenas e nativos, competem para controlar os recursos, incluindo “poderes mágicos” planares e tecnologia antiga, da mesma forma que competem pela sobrevivência e supremacia entre si.

O Legendarium produzido pelo Professor Barker, assim como o de J.R.R. Tolkien, é digno de atenção não apenas pela criação de um mundo de fantasia, mas também pelo desenvolvimento aprofundado de suas sociedades e idiomas. O cenário criado por Barker a partir dos anos 40 forneceu um contexto para o autor construir idiomas e desenvolve-los em paralelo com a história de Tékumel – muitos anos antes da criação dos Role Play Games.

Além do RPG, existe uma grande variedade de materiais publicados ao longo dos anos detalhando o mundo de Tékumel, como o Deeds of the Ever Glorious, sobre a história das Legiões de Tsolyani, The Tékumel Bestiary, um massivo compendio de criaturas e o Book of Ebon Bindings, um guia dos seres demoníacos conhecidos pelos Tsolyáni além de uma série de seis livros detalhando os exércitos de cada um dos cinco impérios, seus estados vizinhos e as vastas terras dos reptilianos Shen.

Exisem também wargames e miniaturas baseados em Tékumel, além de adaptações do cenário para outros RPGs,  como RuneQuest , GURPS e Dungeons and Dragons . Muitos deles disponibilizados gratuitamente na internet.

Tékumel Miniaturas

 

0
  Artigos Relacionados

Add a Comment