Gobekli Tepe: O Primeiro Templo

Posted by:

O Homo sapiens pode conhecer a religião desde os primórdios da nossa evolução, mas a construção de vastos monumentos para estas crenças é um evento relativamente recente. E pelo “recente”, quero dizer 11.600 anos atrás.

Arqueólogos acreditam ter encontrado no sul da Turquia o mais antigo templo já construído. Chamado Gobekli Tepe, este talvez seja o primeiro exemplo mundial de um grande e vasto projeto de arquitetura.

Gobekli Tepe

As imagens deste templo revelam um mundo onde as crenças espirituais, possivelmente pela primeira vez, vão remodelar dramaticamente a paisagem. Este é lugar totalmente alienígena, mas estranhamente familiar.

Para o arqueólogo Klaus Schmidt, os pilares em forma de T são seres humanos estilizados, uma idéia apoiada pelos braços esculpidos que angulam a partir do “ombro” de alguns pilares, com as mãos estendidas acima de suas barrigas.

Gobekli Tepe

As pedras ficam de frente para o centro do círculo, como em uma reunião ou uma dança, talvez a representação de um ritual religioso, diz Schmidt. Quanto aos animais, que aparentam saltar das esculturas, o arqueólogo observa que na sua maioria são criaturas mortais: escorpiões, javalis e leões ferozes. As figuras representadas nos pilares podem ser os guardiões do templo, ou uma tentativa de apaziguá-los, os incorporando como totens. . .

Gobekli Tepe

As escavações revelaram que a cada década os pilares mais antigos eram enterrados e substituídos por um novo anel de pilares, posicionados de forma a cercar a estrutura mais antiga. O templo pode ter sido construído, preenchido e reconstruído novamente por séculos.

Schmidt disse que o mais incrível sobre este achado é que ele prova que as culturas nômades eram capazes de criar arquiteturas vastas e monumentais. Ele acrescentou:

Essas pessoas eram coletoras. Nossa imagem dos coletores sempre foi de que estes eram apenas pequenos grupos móveis, algumas dezenas de pessoas. Nos pensávamos que eles não podiam fazer grandes estruturas permanentes, pois eles deviam sempre se movimentar para conseguir recursos. Eles não podiam manter uma classe separada de sacerdotes e artesãos, porque eles não podiam levar consigo suprimentos extras para alimentá-los. Então aqui, em Gobekli Tepe, eles obviamente fizeram isso.

Isto lança uma nova luz sobre o início do desenvolvimento humano, onde nossos ancestrais passaram dezenas de milhares de anos como coletores. Ele também oferece a possibilidade de que os primeiros seres humanos aprenderam a se estabelecer através da criação de monumentos onde a adoração, a festa e o vínculo social geral ocorriam. Talvez as cidades tenham começado com monumentos devotados à dança.

Leia mais sobre o estranho e inexplicável Gobekli Tepe via National Geographic.

[nggallery id=97]

Fonte.

 

1
  Artigos Relacionados

Comments

  1. Rex  junho 29, 2011

    Hehehe… Fiquei procurando um Cthulhu entalhado no meio dos bixo.

    reply

Add a Comment