Análise de Jogo: The Werewolves of Millers Hollow

Posted by:

Existe uma boa chance de que você já tenha jogado The Werewolves of Millers Hollow com um nome diferente –MáfiaAssassino ou A Cidade Dorme, todos essencialmente com as mesmas regras. Em Werewolves, cada jogador recebe uma carta que definirá seu papel no jogo.

Cada “noite”, ou rodada de jogo, os habitantes de Millers Hollow dormem. Neste momento os lobisomens, secretamente acordados, escolhem uma vítima. Ao amanhecer, a vítima devorada pelos lobisomens é removida do jogo. Os moradores restantes (incluindo os lobisomens, que durante o dia se mostram como inocentes habitantes do vilarejo) devem então escolher um entre eles, que será punido através de linchamento pelo crime cometido. Os lobisomens tentam devorar todos os moradores, enquanto os moradores tentam linchar todos os lobisomens.

The Werewolves of Millers Hollow é um divertido jogo para grandes grupos (8 a 18 pessoas) e que não exige experiência por parte dos participantes, desde que pelo uma pessoa saiba executá-lo. As regras podem ser aprendidas em minutos e são facilmente assimiladas assim que o jogo seja iniciado.

A caixa do jogo é composta por um conjunto de cartas quadradas, belamente ilustradas, que incluem treze cartas de aldeões, quatro cartas de lobisomem e sete cartas de personagens da aldeia (Xerife, Vidente, Ladrão, Caçador, Bruxa, Cupido e uma Garotinha). É recomendável que na primeira rodada o jogador com maior conhecimento das regras assuma o papel de “Contador de Histórias”, conduzindo a partida e embaralhando as cartas a serem usadas pelos jogadores.

The Werewolves of Millers Hollow Cards

É recomendável que os jogadores fiquem dispostos em um círculo, onde todos possam se ver. O número de lobisomens em jogo varia de acordo com a quantidade de participantes. Quanto mais participantes, melhor.

O jogo tem duas fases principais – Noite e Dia. À noite, o Contador de Histórias manda todos fecharem seus olhos e dormir. Os lobisomens, em seguida, despertam e silenciosamente escolhem sua próxima vítima, já que eles não podem, de modo algum ser notados pelos outros jogadores. Após a escolha dos Lobisomens (e das demais ações permitidas), todos acordam pela manhã – exceto os moradores recentemente assassinados, que devem sair do jogo.

Agora, começa a fase de argumentação, quem do grupo é o Lobisomem assassino? Os habitantes da vila devem escolher um membro do seu grupo que eles acreditem ser o lobisomem e queimá-lo na fogueira! Todos podem opinar e se valer de qualquer argumento de acusação ou defesa. Mas devem ter cuidado para não mandar para a fogueira um amigo inocente (o que invariavelmente vai acontecer).

Os personagens especiais têm habilidades únicas: A Garotinha pode espreitar na noite – mas é morta se for descoberta pelos lobisomens. A bruxa tem poções para trazer as vítimas dos Lobisomens de volta a vida e o Caçador pode atirar em alguém, mesmo se estiver morrendo. Existem outros personagens que também podem ser utilizados ou não para variar o jogo.

Os moradores vencem ao matar todos os lobisomens e os lobisomens vencem ao matar todos os habitantes.

The Werewolves of Millers Hollow é um jogo simples e rápido. Um grande passatempo onde todos podem conversar, interagir e se divertir. Recomendadíssimo.

Compre seu The Werewolves of Millers Hollow (com regras em português) aqui.

1
  Artigos Relacionados

Comments

  1. Dan  janeiro 27, 2012

    Opa! Com certeza parece ser um ótimo jogo!

    Adorei jogar Cidade Dorme. Parece que The Werewolves of Millers Hollow é bem mais divertido.

    Ótima dica

    reply

Add a Comment