Cemitério dos Jogos: Galactic Empires

Posted by:

No lado mais distante da galáxia, uma série de impérios galáticos estão lutando por supremacia e pela sobrevivência. Estes impérios incluem raças de vários sistemas estelares diferentes. Galactic Empires é sua chance de representar o império a sua escolha em uma batalha de Determinação e Inteligência com representantes de outros impérios.

Galactic Empires foi um dos primeiros card games colecionáveis surgidos na esteira do sucesso de Magic: The Gathering.

Lançado em agosto de 1994 pela Companion Games, foi o primeiro jogo do formato a utilizar uma temática Sci-Fi e o primeiro a incorporar cartas foil em suas coleções.

Galatic Empires

O jogo teve diversas edições e séries publicadas, e conta com uma coleção de aproximadamente 3.000 cards impressos e centenas de promos.

Em Galactic Empires cada jogador assume o papel de líder de um determinado “Setor” de um grande império galáctico. O objetivo do jogo é defender o Quartel General do seu Setor e destruir o dos outros jogadores.

Galactic Empires Card

Os principais cards do jogo eram os geradores de recursos, geralmente luas e planetas (como os terrenos no Magic). Estes cards eram responsáveis por prover os recursos necessários ao funcionamento de equipamentos e espaçonaves, utilizadas para atacar a causar dano nas espaçonaves, terrenos e Quartel General do Setor do oponente.

Cada um dos Impérios possuía características próprias, geralmente um determinado tipo de armamento. Haviam também diversos Impérios que não faziam uso de espaçonaves, como por exemplo os Dragões Espaciais (Space Dragons) e os Cavaleiros do Tempo (Time Knights), que atacavam e se defendiam de outras formas.

Quando a Companion Games foi a falência em 1997, existiam pelo menos 40 impérios e 16 tribos diferentes, publicados em números e níveis de jogabilidade variados. Já imaginou se o Magic tivesse mais de 40 cores?

Acompanhei somente as primeiras edições de Galactic Empires, e não sei se os seus problemas referentes a jogabilidade foram resolvidos com o lançamento de novas edições. Mas posso dizer que até onde eu acompanhei o jogo, ele era extremamente lento e desbalanceado.

Galactic Empires Card

Quando um dos jogadores finalmente conseguia reunir recursos suficientes (tarefa que consumia turnos e mais turnos), era impossível para os outros jogadores virarem o jogo.

As arte e o layoute das cartas também não ajudava muito. A leitura do texto de alguns tipos de cards era dificultada por um fundo poluído e com cores muito vibrantes.

Pouquíssimos card games surgidos no vácuo do sucesso de Magic: the Gathering foram além dos anos 90. Galatic Empires está no meio desta infeliz horda de jogos mal sucedidos.

0
  Artigos Relacionados

Add a Comment