Análise de Jogo: Bang! Card Game

Posted by:

Os Fora da Lei caçam o Xerife. O Xerife caça os Fora da Lei. O Foragido age em segredo, pronto para assumir qualquer um dos lados. Balas voam. Quem entre os pistoleiros é um ajudante, pronto para se sacrificar pelo o xerife? E quem é o impiedoso foragido, disposto a matá-lo?

 

Se você quiser saber, basta sacar (suas cartas)!

Análise de Jogo: Bang! Card Game - Componentes

Apresentação:

Bang! é um card game temático, baseado nos clássicos filmes Spaghetti Western. Publicado pela primeira vez em 2002 pela daVinci Games, uma pequena empresa italiana, o jogo atualmente está em sua quarta edição

Em Bang! os jogadores assumem o papel de um personagem western, com nomes como Calamity Janet, Jesse Jones e Bart Cassidy, cada um com uma habilidade especial e única. O papel de cada participante no jogo é definido aleatoriamente: Xerife, Ajudante de Xerife, Fora da Lei ou Foragido.

A identidade do xerife é a única conhecida desde o inicio do jogo, os papéis dos outros jogadores permanecem em segredo até eles serem eliminados.

O objetivo de Bang! é diferente para cada um dos papéis desempenhados: se você é o Xerife ou um Ajudante, você ganha quando todos os bandidos e os renegados são mortos. Se você é um dos Fora da Lei, você ganha quando o Xerife é morto. O Foragido ganha se ele é o ultimo sobrevivente.

E como você elimina seus inimigos? Em um bang-bang, é claro! Porém a questão é: como você sabe quem são seus amigos e seus inimigos?

Análise de Jogo: Bang! Card Game - Box

Jogabilidade:

A jogabilidade é de Bang! bastante simples. Você compra dois cards por turno, joga qualquer número de cards permitidos e descarta até o limite de cards em sua mão.

Os cards possuem dois tipos básicos – os de efeito imediato, descartados após o uso (com uma borda marrom clara) e os cards que são mantidos na frente do jogador, com um efeito de longa duração (borda azul).

A chave para matar seus adversários é jogar cards Bang! com sucesso. Estes cards representam quando você dispara contra alguém, e salvo algumas exceções, apenas um Bang! pode ser jogado por turno.

No entanto, você não pode simplesmente atirar em alguém, a vítima escolhida deve estar ao alcance da sua arma. Este é um mecanismo bastante inteligente do jogo.

Os jogadores sentados ao seu lado, à sua esquerda ou à sua direita imediata estão em uma escala de “1” de distancia. Jogadores sentados duas cadeiras longe de você (esquerda ou direita) estão a uma distancia de “2” e assim por diante.

No início dos jogo, todos os jogadores começam com uma Colt-45 que tem um alcance de 1. Desta forma, inicialmente somente os jogadores sentados ao seu lado podem ser atingidos.

No decorrer do jogo os personagens podem ser equipados com acessórios adicionais existentes no baralho. Estas cartas devem ser colocadas em frente ao jogador para lhe conceder os benefícios descritos: armas com um maior alcance, cavalos que colocam você mais perto ou mais longe dos outros jogadores, etc.

Jogadores alvo de um card Bang! Podem evitar seu efeito jogando diferentes cards de Missed! (“Errou!”).

Cada personagem tem um determinado número de pontos de vida, representado por balas. Para cada tiro (Bang!) bem sucedido do oponente, o personagem alvo perde um ponto de vida. Quando os pontos de vida de um personagem se acabam, ele é eliminado do jogo (a menos que ele se cure bebendo uma cerveja) e deve revelar o seu papel.

Existem penalidades para o xerife caso ele mate seus auxiliares e recompensas por matar bandidos. O total de pontos de vida de um jogadore é também seu limite de cards na mão.

Todos os cards de Bang! possuem um número e um naipe em seu canto. Alguns cards exigem que você vire as cartas do baralho para ver se determinado efeito ocorre.

Por exemplo, existe uma carta chamada Dinamite, que é como uma batata quente – a cada rodada ela deve ser passada ao jogador a sua esquerda. Se ele virar uma carta de Paus, de 2 a 9, a dinamite explode e ele perde 3 pontos de vida.

Você pode desafiar um jogador para um duelo, colocar alguém na prisão, atirar neste alguém enquanto ele está preso, beber uma cerveja para recuperar um ponto de vida, ser atacado por índios, fazer compras no Empório e roubar itens dos seus oponentes . Estes são apenas alguns dos muitos cards com efeitos diferentes presentes no jogo.

Análise de Jogo: Bang! Card Game - Cards

Conclusão:

Bang! é perfeito para um jogo entre amigos (quanto mais próximo de 7 participantes, maior a diversão) que não se ofendam facilmente.

O jogo possui a combinação certa entre caos, blefe, sorte e estratégia. Quando os participantes entram no clima do jogo e assumem seus papeis, a diversão (e as ofensas verbais) é garantida.

É um jogo de mecânica simples (para jogadores experientes) e geralmente os ícones nas cartas resolvem qualquer dúvida sobre o efeito das cartas.

Alem das decisões táticas que os jogadores devem tomar durante o jogo para manter seu personagem vivo, ele ainda deve ficar atento as ações dos outros jogadores, para identificar seus aliados e inimigos.

Alem disso, cada papel e cada personagem exigem uma estratégia de jogo diferente, proporcionando uma excelente rejogabilidade.

Emiliano Sciarra (autor do jogo) escreveu um bom artigo no Boardgamegeek.com discorrendo sobre diferentes estratégias de acordo com seu papel e personagem no jogo.

Cada partida de Bang! Dura cerca de 20 -30 minutos. Rápidas o bastante para que os eliminados não deixem a mesa e para que o jogo não se torne cansativo.

Análise de Jogo: Bang! Card Game - Cards

O Box básico de Bang! contem:

– 7 Cards de Função (papel desempenhado no jogo);

– 16 Cards de Personagem;

– 80 Cards de Jogo;

– 7 Cards de Sumário de Jogo;

– 7 Tabuleiros de Personagem;

– 30 marcadores de Bala;

– Livro de Regras em Italiano;

– Livro de Regras em Inglês.

Compre seu Bang! aqui

Todos os cards de Bang! possuem texto em Inglês e em Italiano. Capito?

4
  Artigos Relacionados

Comments

  1. Cris!  março 29, 2011

    Só falto uma coisa. Onde eu compro um?! :D

    reply
    • Cris!  março 29, 2011

      Ah, vi aqui… Poxa. Não tem para vender no Brasil?

      reply
  2. raccoonin  março 30, 2011

    Sim! Por uma inacreditável coincidência eu mesmo estou vendendo ;-)
    http://loja.raccoon.com.br/product/206048/bang-jo

    reply

Add a Comment