Grandes Nomes do RPG: David Allen Hargrave

Posted by:

David Allen Hargrave (25 de maio de 1946 – 29 de agosto de 1988), também conhecido como The Dream Weaver foi um prolífico e controverso game-designer, escritor de fantasia, ficção científica e Role Play Games.

Foi veterano do exército, onde serviu como fotógrafo por seis anos durante a Guerra do Vietnã, muitas vezes na linha de fogo.  Na literatura suas obras mais notórias são baseadas em seu próprio mundo mítico, chamado de Arduin.

Apesar de seu trabalho se basear essencialmente em fantasia medieval, Hargrave foi o primeiro autor a combinar gêneros no RPG, incluindo em suas obras elementos como guerras interestelares, horror e drama histórico.

Dave Hargrave

David Allen Hargrave

Muito ativo na comunidade Role Player do início dos anos 1970 até sua morte em 1988 aos 42 anos, Hargrave foi autor de dez livros baseados no mundo de Arduin, alem de produzir quatro Módulos com Dungeons para o sistema e várias outras coleções de fantasia e ficção. Inicialmente seus livros foram auto-publicados e posteriormente passaram a ser produzidos pela Grimoire Games.

Os três primeiros livros para o sistema, conhecidos como a trilogia Arduin são: The Arduin GrimoireWelcome to Skull Tower The Runes Of Doom. Os livros continham magias, classes de personagens, monstros, tesouros, mapas, roteiros, extensa demonografia e todos os tipos de gráficos detalhando os multiversos que compõe Arduin.

Embora estes livros não fossem explicitamente módulos para Dungeons & Dragons, eles eram tratados como tal pela maioria dos jogadores e foram um dos primeiros concorrentes aos livros publicados pela TSR além de um dos maiores representantes das campanhas multiversais high-entropy (estilo Gama World), então prevalecente nos círculos RPGísticos da época.

Hargrave também era conhecido por usar os nomes de pessoas próximas a ele nos títulos de várias magias, armas, artefatos e tabernas além de referências visuais e homenagens a Clint Eastwood – a maioria das suas obras possui pelo menos uma ilustração de um personagem guerreiro cuja aparência é idêntica à do ator.

Arduin Grimoire Capa

Encontrou o Clint Eastwood?

Além de ser considerado um dos grandes Mestres de Jogo do seu tempo, Hargrave também era conhecido pela sua personalidade instável. Seu desentendimento com Greg Stafford, um dos fundadores da Chaosium e autor de RPGs como Pendragon, RuneQuest e HeroQuest é lendária.

A recusa de Stafford em publicar material escrito por Hargrave originou o vingativo nome da magia “Stafford’s Star Bridge” presente no The Arduin Grimoire. Seu nome é uma alusão ao seu sentimento de traição durante um acordo de publicação com a Chaosium, onde ele foi “derrubado seletivamente”.

Veja a descrição da magia: “A magia produz uma ponte de luz, capaz de carregar peso e pode ser atingida somente por itens mágicos. A ponte também pode apoiar seletivamente qualquer individuo (ou grupo), deixando todos os demais caírem”.

Hargrave também contribuiu freqüentemente para diversas revistas da época, como Different WorldsAlarums and Excursions, e Abyss. Como game designer, alem de Arduin escreveu várias aventuras para Call of Cthulhu e foi integrante da equipe de design para o jogo sci-fi Star Rovers.

Em seus últimos anos de vida, Hargrave associou sua exposição repetida ao Agente Laranja durante a guerra do Vietnã como a causa dos seus muitos problemas debilitantes de saúde.

O famosos jogo para computador Diablo é dedicado ao autor, e no final do seu livro de regras pode-se ler: “Em memória de David Allen Hargrave”.

O autor está enterrado no Cemitério Nacional de Golden Gate.

Arduin Grimoire Capa

1
  Artigos Relacionados

Comments

  1. rafael beltrame  março 3, 2011

    grande nome, realmente!
    um dos jogadores dos primeiros grupos de rpg de gary gygax tinha um personagem que viajou para uma dimensao e votlou com duas colts. o desenho dele era como um cowboy , inspirado no clint eastwood :D

    otima materia, parabens!

    reply

Add a Comment