Das Führer-Quartett – Super Trunfo Ditadores

Posted by:

Descobri o peculiar jogo alemão Das Führer-Quartett por acaso, ao escrever a coluna semanal Crimes Envolvendo Jogos.

Neste jogo estilo Super Trunfo os participantes coletam cartas de ditadores como Adolf Hittler, Joseph Stalin, Benito Mussolini e Saddam Hussein.

Cada carta representa um ditador e possui curiosidades e dados estatísticos sobre ele. Por exemplo, a carta com Stalin explica que na escola ele foi várias vezes apanhado com material de leitura proibido. A carta de Nicolae Ceausescu, da Romênia, revela que ele era admirador de Vlad, o Empalador.

Das Führer-Quartett - Super Trunfo Ditadores

As cartas ainda trazem dados estatísticos sobre os ditadores, como a idade com que chegaram ao poder, quanto tempo ficaram por lá e quantas pessoas foram exterminadas neste período.

Evidentemente Hitler é o ‘Super-Trunfo” do jogo.

Das Führer-Quartett - Super Trunfo Ditadores

Desnecessário dizer que em um país como a Alemanha, onde a apologia ao nazismo é um crime grave, o jogo não foi bem recebido.

Promotores públicos estão avaliando se ele viola as leis alemãs por utilizar uma suástica na carta de Hitler, já que este é “o símbolo de uma organização inconstitucional”.

A editora afirma que o seu objetivo não é glorificar Adolf Hitler e que o jogo não deve ser levado a sério: “Claro, o jogo não é para todos os gostos. Nem todo mundo acha esse tipo de humor negro, este sarcasmo, engraçado. Porém o jogo continua a tradição iniciada por Charlie Chaplin no filme O Grande Ditador”.

Mas esta pode se tornar uma brincadeira cara. De acordo com o gabinete do promotor de Nuremberg, se os fabricantes forem considerados culpados por violar a lei sobre os símbolos inconstitucionais, podem pegar até três anos de prisão.

Das Führer-Quartett - Super Trunfo Ditadores

2
  Artigos Relacionados

Comments

  1. ANARCO  junho 6, 2013

    GOVERNO = LIXO

    reply

Add a Comment