Magic: The Gathering – Um formato alternativo

Posted by:

Magic, The Gathering é um jogo épico de cartas que envolve uma boa dose de diversão e estratégia. Quando aportou no brasil (em meados de 1997) as ilustrações eram desenhadas à mão por artistas renomados e desconhecidos, o que dava um ar de “jogo antigo”, sendo certamente uma das características mais marcantes do jogo. Havia imagens bonitas, horrendas ou simplesmente intrigantes.

Foi pensando numa forma de botar novamente para funcionar algumas cartas mantidas guardadas que acabei adaptando um novo formato, o qual se revelou muito interessante. Resolvi compartilhar.

Balduvian Hordes

Motivações

Poder jogar de forma que o oponente não precise ter um deck, ou seja, jogar com um único conjunto de cartas.

nicol bolas
Algumas Vantagens

1. Montar um deck com as
cartas que a pessoa mais gosta;
2. Elimina o fator investimento: quem mais
investe sempre leva alguma vantagem;
3. Com a mesma probabilidade de cada jogador ter uma carta na mão, o jogo fica equilibrado e estratégico;
4. As partidas se tornam mais imprevisíveis.

O Deck

Para alcançar os itens 3 e 4 do subtópico anterior, colocou-se apenas uma única cópia de cada carta. Há criaturas leves e fortes, com as mais diversas habilidades; há cartas de anulação, descarte e limpeza, contribuindo ainda mais para o fator surpresa; há cartas de danos e há as que formam estratégias. Enfim, a combinatória de possibilidades dessa forma se torna um valor praticamente imensurável. O desafio aqui é outro: definir um deck com as cartas que proporcionem maior tomada de decisão, dinâmica e sinergia dentro do conjunto, não necessariamente com as mais poderosas e caras.

Forma de jogar

São formados dois grimórios: um só com terrenos e outro com as magias. Cada jogador inicia com 3 cartas compradas do grimório dos terrenos e 4 das magias. Na fase de compra, fica a critério de cada jogador escolher de qual grimório irá comprar; as demais regras continuam as mesmas. A variante descrita se deu devido a minha montagem do deck, o qual consiste de cartas com todas as 5 cores, incluindo cartas douradas. As cartas mais fortes e impactantes requerem mais de uma mana da mesma cor (menor probabilidade); o jogador provavelmente terá de investir na compra de terrenos se quiser usá-las, o que pode não ser uma boa estratégia.

Algumas imagens do meu deck

Criaturas
Demais Magias
Terrenos

Comentários Finais

Por fim, fica aqui uma idéia, livre para ser adaptada, àqueles que queiram jogar por diversão como qualquer outro jogo casual, seja com as edições clássicas ou com as mais recentes. Sinta-se livre para comentar.

Até a próxima!

1
  Artigos Relacionados

Comments

  1. SANO  fevereiro 27, 2011

    interessante

    reply

Add a Comment