Dicas Para Pintura de Miniaturas

Posted by:

Como profundo admirador de jogos de tabuleiro e estratégia que sou, a utilização miniaturas no RPG sempre me agradou, pela sua capacidade de personificar de forma única um personagem imaginado.

Quando comecei a jogar no início dos anos 90, as miniaturas ocupavam um papel fundamental nas sessões de RPG do meu grupo.

Depois de horas de cuidadosa construção, consultando dúzias de livros e negociando por horas com o mestre, o personagem criado só ganhava vida realmente quando aquele pedaço de chumbo, geralmente fundido de forma tosca (acho que todas as miniaturas vendidas no Brasil eram copias pirateadas, o que não garantia as peças muita qualidade) entrava em jogo. Prova disso é que eu guardo até hoje a miniatura dos meus primeiros personagens.

A pintura das peças era um capitulo a parte. Naquela época pré-internet não era fácil encontrar informações sobre como pintar minis e todos os que se aventuravam neste campo estavam fadados ao processo de tentativa e erro. Mas por pior que fossem os resultados, as peças pintadas eram apresentadas como verdadeiras obras de arte nas seções de jogo.

Dado que desde o fechamento da minha loja em 2002 eu nunca mais entrei em outra, não sei se as miniaturas de chumbo ainda são tão populares, mas aparentemente elas ainda estão por aí, pois podem ser encontradas no Mercado Livre.

Caso você queira ingressar na antiga e nobre arte da pintura de miniaturas, seja para enfrentar as miniaturas de chumbo ou para dar mais personalidade as miniaturas pré-pintadas disponíveis atualmente, os recursos disponíveis atualmente na internet vão facilitar muito o seu trabalho.

Confira uma relação dos melhores sites sobre pintura de minis:

Reaper Miniatures: The Craft. Uma das empresas mais antigas e tradicionais na criação de minis para RPG, reuniu em seu site uma série respeitável de artigos sobre pintura ao longos dos anos.

Miniature Mentor: Se voce gosta de tutoriais em video, este é o seu site. Ele oferece. Ele oferece tutoriais para pintores iniciantes  e experientes, alguns para download e outros disponíveis para a venda em DVD.

The Ultimate Miniature Painting Guide: Apresentado pelo site Cool Mini or Not, este livro em PDF de mais de 400 (e por apenas Por apenas US$ 10) páginas é repleto de dicas de pintura pintura, cobrindo desde a sua preparação até a criação de bases para fotografar as peças.

Dr. Faust’s Painting Clinic: Oferece uma grande quantidade de tutoriais de pintura de destaques, sombras e para criar tons realistas de pele.

How to Paint Miniatures.com: Como o nome diz, este site vai conduzi-lo passo a passo através da pintura de miniaturas. Oferece tutoriais básicos e avançados.

Cool Mini or Not: Forum para pintores de miniaturas. Dezenas de artigos detalhando todos os aspectos que você possa imaginar sore pintura de miniaturas.

Jenova Project: Tips and Tutorials: Tem uma grande variedade de tutoriais de pintura, incluindo receitas para criar tons de pele diferentes.

Necromancer Tales Miniatures: Tem uma grade variedade de tutoriais, incluindo diversos para construção de bases de sustentação.

Brushthralls.com: Mesmo sem receber atualizações desde 2009, este blog reune um grande numero de artigos sobre pintura.

Painting Miniatures Figures Made Quick and Easy: Mesmo sendo voltado para pintura wargamer de miniaturas, que objetiva finalizar regimentos inteiros tão rapidamente quanto possível, o site ainda oferece ótimos tutoriais para pintura básica.

1
  Artigos Relacionados

Comments

Add a Comment


  1. Pintando miniaturas «  Janeiro 10, 2013