Grandes Nomes do RPG: Ken St. Andre

Posted by:

Qual o mais antigo autor de Role-Playing Games em atividade?

Dado que Gary Gygax e Dave Arneson já estão no Valhala aguardando a nossa chegada, o posto de veterano máximo na criação de RPGs é ocupado hoje por Ken St. Andre – pai do primeiríssimo RPG criado depois do Dungeons & Dragons.

Kenneth Eugene St. Andre, autor do Tunnels & Trolls nasceu em 1947 em Ogden, no Utah. Com uma vida dedicada aos livros e ao desenvolvimento de jogos em várias mídias, trabalha na biblioteca pública de Phenix no Arizona, cidade onde vive sua com esposa Cathy, e seus dois filhos, Jillian e James.

Além de Game Designer, bibliotecário, autor de livros de fantasia e membro ativo do The Science Fiction and Fantasy Writers of America desde 1989, foi o primeiro editor de um boletim informativo sobre o programa de computador Adventure Construction Set (um software construtor de RPGs no estilo de Ultima) em um dos raros casos em que um designer profissional liderou atividades em um gênero de jogo diferente do seu.

Após a criação do RPG Tunnels & Trolls (lançado poucos meses depois do D&D) desenvolveu também o formato de aventuras solo de RPG, é co-autor do RPG Stormbringer (Elric), desenvolveu o jogo para computador Wasteland e colaborou como autor de complementos para vários RPGs, como Runequest e Shadowrun.

Há mais de 35 anos no mercado, ainda é extremamente ativo como designer de jogos e escritor. Recentemente lançou a edição de 7.5 de Tunnels & Trolls (e já está preparando a 8.0) e o card game Ogreocre.

Mantém um contato muito próximo da comunidade jogadora de T&T com o site trollhalla.com, mestrando campanhas por e-mail, participando de convenções, desenvolvendo aventuras para a comunidade e ficção em conjunto com os colaboradores do site.

Ken St. Andre jogando Shadowfist. Poderia ser seu avô, hein?

Neste pequeno mundo que é o RPG, mas que abriga egos de tamanhos proporcionalmente inversos, Ken St. Andre é uma pessoa extremamente gentil e acessível.

Gentil o suficiente para ter paciência e trocar amistosos e-mails com o seu único fã brasileiro (palavras dele), convidá-lo a fazer parte da comunidade do Trollhalla e enviar-lhe material autografado pelo correio!

Enfim, aqui estou feliz da vida, acrescentando material autografado pelo autor que mais admiro ao meu bom e velho box de T&T.

[nggallery id=46]

Agora só falta Paul McCartney responder meus e-mails…

Quer falar com o “cara”? Vamos provar que eu não sou o único fã brasileiro?

No Twitterhttp://twitter.com/trollgodfather

Bloghttp://atroll.wordpress.com/

Blog de Fantasia Delver Taleshttp://delvers.wordpress.com/page/3/

No Facebok – http://www.facebook.com/kenstandre

No Role Play Media Network – http://www.roleplaymedia.net/profile/KenStAndre

A Fortaleza Flutuante Gristlegrim’s – Fonte de recursos para Tunnels & Trolls criados pela mente distorcida de Ken St. André: http://www.gristlegrim.com/

No Trollhalla – Aqui existem alguns pré-requisitos para preencher antes de ingressar na comunidade, mas se você for aprovado vale muito a pena. São toneladas de material free para T&T e contato direto com o autor: http://www.trollhalla.com/

1
  Artigos Relacionados

Comments

Add a Comment