Aventura Solo – As Outras

Posted by:

Os livros da série Aventuras Fantásticas foram a porta de entrada para muitos ao fascinante mundo dos Role Play Games.

A série de livros, que tem o nome original de Fighting Fantasy, foi lançada em 1982, com O Feiticeiro da Montanha de Fogo.

Mas o que pouca gente sabe é que os populares livrinhos escritos por Ian Livingstone e Steve Jackson não foram os primeiros do gênero na história do RPG.

A editora Flying Buffalo publicou em 1976 um livreto chamado Buffalo Castle. Escrito por Rick Loomis, este livro é conhecido como o primeiro romance interativo da história.

Utilizando o sistema de Tunnels & Trolls, Buffalo Castle foi a primeira aventura onde as decisões do leitor controlavam o curso da história. Era o início de um novo gênero dentro do universo dos RPG, o das Aventuras Solo.

Neste primeiro titulo as principais características das aventuras solo de T&T já estavam presentes. Utilizando o mesmo sistema de regras do RPG, a aventura podia ser utilizada para se familiarizar com as regras do RPG, adquirir novos itens e até mesmo evoluir personagens.

Conheça algumas destas “outras” Aventuras Solo publicadas pela Flying Buffalo desde os anos 70:

Deathtrap Equalizer

Ken St. André projetou o primeiro dungeon com teleporte da história. Publicado em 1976, esta aventura solo também introduziu o homem-escorpião Umslopagaas, famoso no universo de Tunnels & Trolls.

Labirinth

Labirintos, minotauros e hidras. Publicado em 1976 é o primeiro RPG baseado nos mitos Gregos! Confira a apresentação desta aventura:

Eles não estavam mentindo, os rumores eram verdadeiros. A sua frente está a entrada para o labirinto. Se os contos forem verdadeiros, o lugar está repleto de monstros: hidras de sete cabeças, um cão do inferno tricefálico, enormes gigantes de um olho só, e mulheres que o atraem para a sua morte com canções de sedução.

E segundo dizem, neste lugar até mesmo os deuses podem caminhar entre os homens. O labirinto é um lugar onde muitos entram, mas poucos encontram o caminho para sair. Também poucos são os aventureiros corajosos o suficiente para enfrentar o Minotauro, o terrível homem-touro que governa o labirinto. No entanto, mesmo eles superam em numero os sobreviventes de um confronto com tal besta…

Tenha cuidado, encontrar a saída do labirinto não é fácil. Entre se você ousar.

Labyrinth é uma aventura baseada em antigos mitos gregos. Mitologia, lenda e história são misturadas, sem se importar muito com a cronologia histórica.

Nenhum elemento medieval, personagem ou monstro moderno tem lugar em Labyrinth. Nem mesmo as variantes romanas dos nomes gregos podem ser encontradas aqui (um dungeon romano seria muito divertido, mas este é um dungeon 100% grego).

Aqueles familiarizados com os mitos e historias da Grécia antiga são convidados a deixar a seriedade de lado ao entrar nesta aventura.

Labyrinth é uma aventura solo destinada a personagens guerreiros de nível 1 ou 2.

Naked Doom

Mais uma aventura solo escrita pelo pai do Tunnels & Trolls. Publicada em 1977 Naked Doom apresenta pela primeira vez a perigosa cidade de Khazan:

Confira a apresentação desta aventura, caracterizada pelo humor peculiar de Kent St. Andre:

Você foi capturado… E esta em apuros…

A cidade de Khazan não acredita em criminosos, e agora você deve cumprir a sua pena. Você é levado para as catacumbas, abaixo do Palácio da Justiça de Khazan, e despojado de todas as roupas, jóias, armas, amuletos, e outros dispositivos. Você pode escolher o seu caminho através da série de túneis e cavernas que estão a sua frente, lutando para sair dali com sua vida – e se tiver sorte, com algum tesouro!

Dargon’s Dungeon

A mais clássica das explorações de Dungeon do universo de Tunnels & Trolls. Confira a introdução desta lendária aventura:

Quando Dargon, um poderoso mago, cansou de conduzir pesquisas mágico-esotéricas para a sua Guilda, ele criou um dungeon para sua própria diversão. Seu labirinto se tornou conhecido como “Os Quatro Caminhos de trevas”, e ocupa uma temida e evitada a região na memória de muitos aventureiros. Não se sabe exatamente quantos aventureiros encontraram seu fim dentro daquelas paredes misteriosas, mas Dargon finalmente se cansou de sua planta original, e começou a redesenhar-lo.

A construção do novo dungeon levou meses, dando aos aventureiros tempo suficiente para imaginar os novos horrores que o mago estava a preparando. Eventualmente, Dargon se sentia satisfeito com seu trabalho, e mais uma vez as portas do dungeon ficavam abertas para receber os incautos aventureiros.

A entrada para o novo dungeon fica no alto de um penhasco, acessível apenas por trilhas estreitas. Depois de uma tarde de escalada extenuante, você finalmente fica de frente para a grande porta coberta de runas, que serve de entrada para o dungeon mortal.

Você faz uma pausa para reavaliar a situação. Você ficou sabendo que algumas armadilhas e quartos originais foram mantidos, mas que Dargon projetou novas salas que oferecem perigo e desafios até para os mais hábeis de aventureiros. Reunindo sua coragem, você caminha através do portal sinistro que conduz ao interior do dungeon.

A sua frente está uma pequena sala, ocupada por uma esfera preta, que flutua pulsando com seu fraco brilho. Com um calafrio, você percebe que seus pés estão enraizados no chão – e que o globo rapidamente se fecha em você! Você tenta gritar, mas sua garganta está paralisada. Então uma voz ecoa dentro da sua cabeça:

Bem-vindo as Quatro Manoplas da Condenação,oh tolo aventureiro…

A esfera engole você. Pela primeira vez você se pergunta se esta viagem foi realmente uma boa idéia…

Duas destas aventuras podem ser jogadas online e gratuitamente no site Free DungeonsLabirinth e Dargon’s Dungeon. Basta criar um novo usuário aqui.

Caso o idioma seja um problema para você, e seu navegador não seja o Google Chrome, siga o meu pequeno guia abaixo.

1- Faça o download do Google Chrome no link abaixo:

http://www.google.com/chrome/eula.html

O Chrome é o navegador desenvolvido pelo google, extremamente leve, rápido e seguro.

Clique em aceitar e instalar:

Depois de concluída a instalação copie o link abaixo e cole na barra de navegação do Chrome:

http://www.freedungeons.com/

Ao abrir uma página utilizando o Chrome, ele automaticamente identifica o idioma utilizado e pergunta se você quer que a página seja traduzida para o português. Basta clicar em traduzir.

E aí está. Não é perfeito, mas é perfeitamente jogavel. Bom dungeon para você, divirta-se!

1
  Artigos Relacionados

Comments

Add a Comment