Zombies!!! The Board Game

Posted by:

Introdução:

Zombies!!! The Board Game

Os Zumbis finalmente conquistaram o status cool. Hoje, eles estão por toda parte: nos jogos, filmes, literatura, quadrinhos e até mesmo em paradas.

Com toda essa exposição certamente você já deve ter se perguntado: O que eu faria em um mundo infestado de Zumbis? Como eu sobreviveria?

Zombies

Zombies

ZOMBIES!!! The Board Game é a sua melhor chance de encontrar a resposta para esta pergunta.

Com você e seus oponentes lutando desesperadamente para escapar de uma horda de zumbis famintos e chegar até a salvação em um heliporto, é o mais próximo que você chegará de uma simulação para o inevitável dia em que os mortos voltarão a caminhar sobre a terra.

Tema:

Zombies!!! É um jogo hibrido de tabuleiro e cartas da Twilight Creations, Inc.

Como jogador você tem dois objetivos, um de auto-preservação e outro como caçador de zumbis. Ambos vão requer muita estratégia, estomago forte e principalmente instinto de sobrevivência.

Usando peças de tabuleiro modulares, o jogo nunca é o mesmo e o formato da sua cidade será diferente a cada partida.

Para os que gostam de filmes de zumbis, como “Dawn of the Dead” e “Zombieland“, este jogo é tão próximo a estes enredos quanto possível.

Embalagem e Componentes:

Zombies!!! Foi cuidadosamente produzido pela Twilight Creations e desde seu lançamento já venceu dois Origins Award, um de “Melhor Apresentação Gráfica” e outro de “Melhor Expansão para Jogo de Tabuleiro”.

ZombiesA caixa contém 100 zumbis de dois tipos, um masculino e um feminino, ambos detalhadamente esculpidos. Caso estas 100 miniaturas de zumbis que acompanham o jogo não sejam suficientes, você pode comprar um pack extra de zumbis por menos de 10 dólares.

As miniaturas para os jogadores são todas iguais, porém diferenciadas por cores e os marcadores de vida e munição são fichas de papelão destacável.

As cartas de ação são desenhadas por Dave Aikins e a qualidade e o bom humor das ilustrações captam perfeitamente o espírito e o tema do jogo.

O layout modular do tabuleiro sempre confere constantes mudanças ao jogo e também um desenvolvimento e final diferente a cada partida.

Objetivo:

Você e um pequeno grupo de sobreviventes (seus oponentes) iniciam o jogo na peça de tabuleiro da praça central da cidade. A cada turno um jogador irá adicionar mais um bloco de tabuleiro à cidade, expandindo assim o campo de jogo.

O jogo pode ser vencido de duas formas. Sendo o primeiro a matar vinte cinco zumbis, ou o primeiro jogador a vencer a corrida até o heliporto, em algum local desconhecido na cidade.

Lembrando que o heliporto é sempre o ultimo módulo a ser colocado em jogo e que cada vez que um personagem morre, ele retorna a praça central e perde metade dos zumbis já conquistados. Resumindo, nenhuma das duas opções é moleza.

Gameplay:

Depois que o jogador inicial é definido de forma aleatória e cada jogador tiver recebido três cartas de ação, três marcadores de munição e vida, o módulo que representa a praça da cidade é colocado no centro da mesa de jogo, com as miniaturas dos jogadores posicionadas sobre ele.

Os módulos restantes do tabuleiro devem ser embaralhados – com exceção o do heliporto, que deve ser colocado no fundo da pilha dos módulos de tabuleiro.

O primeiro jogador compra então um módulo do tabuleiro e o coloca na posição que achar a mais adequada (como em um jogo de dominó). As conexões entre as partes da cidade são fáceis de identificar e na medida em que o jogo avança, o layout de uma pequena cidade começa a tomar forma.

Após a colocação de um novo módulo, os jogadores acrescentam os zumbis e os seus respectivos marcadores. No caso de uma construção (Floricultura, Cinema, Posto de Gasolina, etc.) devem ser colocadas as quantidades indicadas de zumbis e marcadores de vida e munição. Se não houverem indicações, é colocado somente um zumbi em cada entrada do módulo.

Caso haja um Zumbi ocupando o mesmo espaço que um personagem, os dois devem lutar (veja abaixo), caso contrário rola-se um dado de seis lados (d6) para definir a movimentação e o personagem é movido por um número de casas de acordo com o resultado, devendo lutar com todos os zumbis que estiverem pelo caminho.

Cada peça é 3×3, de modo que se deslocar por toda a cidade pode demorar, especialmente se o jogador tiver azar nas rolagens de movimentação ou for morto durante o jogo.

Após mover seu personagem e enfrentar os eventuais Zumbis, o jogador deve rolar mais um d6 e desta vez movimentar os zumbis. Geralmente esta é uma boa oportunidade para afastá-los do seu personagem e os jogar contra os oponentes.

Os combates:

Lutar com os Zumbis é um processo bastante simples. O jogador tem 50% de chances em um d6 para matar um Zumbi, sem muita enrolação.

Se o jogador rolar o d6 e tirar 1, 2 ou 3, perde. Se tirar 4, 5 ou 6, vence.

Se o jogador vencer, deve remover o zumbi do tabuleiro e o adicionar a sua coleção.

Se perder, pode escolher entre gastar um ponto de vida ou gastar uma bala para cada ponto no dado que precise adicionar para chegar a 4.

Por exemplo: Se o resultado da rolagem for um 2, o jogador deve gastar duas munições para chegar a um total de 4 e matar o Zumbi.

Caso opte por gastar um marcador de vida, o dado é rolado novamente e o resultado computado.

Felizmente existem peças do tabuleiro para reconstituir munição e vida e os jogadores podem optar por entrar em edifícios para obter um número ilimitado de marcadores de munição. No entanto, um jogador pode ter no máximo três marcadores de vida durante o jogo.
Cartas de Ação:

Esta é a parte mais divertida e que faz o jogo acontecer. Os jogadores podem utilizar as cartas de ação sempre que elas se aplicarem e somente uma vez por rodada.

Estas cartas adicionam mais dinâmica ao jogo e podem ser usadas em benefício do jogador ou para prejudicar os seus oponentes.

As cartas para prejudicar seus oponentes incluem efeitos como “Your Shoe’s Untied” que reduz pela metade uma rolagem de movimento do adversário, “We’re Screwed ” que permite colocar em jogo 10 zumbis em qualquer lugar do tabuleiro ou “Where did everybody go?” que permitem ao jogador movimentar o personagem de qualquer um dos seus oponentes.

As cartas de equipamento, que beneficiam o jogador como “Hey look … A shotgun?“, uma arma com três balas ou “Alternate food source“, que deixa os zumbis ocupados se alimentando e incapazes de atacar por um turno.

Outras cartas que favorecem o jogador podem somente ser usadas em locais específicos, e podem conceder munição adicional ao jogador ou bônus especiais em combate.

No final de seu turno, os jogadores têm a opção de descartar uma carta da sua mão, devendo decidir se guarda as cartas de uso específico, ou se vai se desfazer delas na esperança de comprar cartas melhores e sem restrições de uso.

Estratégia e Dicas:

Minha primeira dica é: Jogue sempre em uma mesa grande, pois montagem da cidade tende a ocupar bastante espaço.

Ao encaixar os módulos da cidade, evite formar becos. No decorrer do jogo eles não servem para absolutamente nada e acabam ocupando espaço e zumbis que farão falta no final do jogo.

Saber quando gastar um ponto de vida e quando gastar balas torna-se uma questão de sobrevivência durante o jogo. Deixe seus oponentes fazerem o trabalho sujo, abrindo caminho por entre os zumbis e gastando preciosos marcadores de munição e vida enquanto você economiza os seus.

Alianças são criadas e quebradas com muita freqüência e facilidade durante o jogo. Mais cedo ou mais tarde, todos descobrem que em uma situação destas não podem existir amigos e que o instinto de sobrevivência é a melhor arma em uma luta contra hordas de mortos-vivos.

Espera-se que você morra pelo menos uma vez (no mínimo) durante o jogo. Por isso fique atento, às vezes saber quando morrer torna-se parte da estratégia.

Variações:

Você também pode optar por regras alternativas ou baralhos customizados para criar novos cenários em Zombie!!!

Com o lançamento das diversas expansões para o jogo, são centenas as opções de customização de baralhos, e muitas destas idéias foram desenvolvidas pelos próprios jogadores.

Vale a pena também conferir o site do fabricante do jogo: http://www.twilightcreationsinc.com/zombies/

Nele você encontrará um RPG gratuito, regras alternativas e uma infinidade de outros produtos para Zombies!!!

Conclusão:

Zombies!!! é um jogo que realmente vale a pena ser experimentado. Percebe-se que ele recebeu atenção especial por parte do fabricante, desde aspecto visual impecável de todos os componentes até a relação com a comunidade de jogadores através do site da Twilight Creations.

Também não consigo lembrar de outro jogo em que o meu grupo tenha se divertido tanto e dado tantas risadas durante uma partida (e olha que elas levam em média 3 horas).

Além das inúmeras jogadas cinematográficas que surgem durante o jogo, ele apresenta um equilíbrio impecável e combina com perfeição os elementos de Jogo de Cartas e tabuleiro.

Outro fator nos chamou a atenção é que uma partida de Zombies!!! é competitiva e equilibrada do seu início até o último minuto de jogo. De quantos outros jogos você pode dizer o mesmo?

O jogo pode ser adquirido aqui por cerca de R$40,00 (mais taxas de envio) e regras e demais componente em Inglês.

17
  Artigos Relacionados

Comments

  1. André  junho 12, 2010

    Esse jogo é muito divertido! Quem gosta de board games não pode deixar de experimentar. Melhor ainda com diversas “house rules”.

    reply
  2. Junior  dezembro 9, 2010

    Já fiz meu pedido deste jogo no coolstuufinc.
    Mas se você pudeme me informar, gostaria de saber quantos centímetros medem as miniaturas…
    Quero saber se dá da já ir bolando algo com as minhas outras minis do resident evil…
    Grato!

    reply
    • Helio Greca  dezembro 10, 2010

      Salve Junior. Excelente aquisição!
      As miniaturas tem cerca de 2.5 cm.
      Abraço!

      reply
      • mirian  dezembro 11, 2010

        eu sou a unica menina que gostou deste jogo adorei Byyyyyyyyyyyyyyy

        reply
  3. Demétrius  Fevereiro 26, 2011

    Olá, esse jogo parece ser bem bacana! O link da loja que vc passou faz entregas aqui no Brasil? Vc comprou por essa loja mesmo?

    reply
  4. Luanderson Oliveira  setembro 19, 2011

    To querendo comprar esse jogo, so que eu vi que tem muuuitas expanções eu queria saber qual eu compro primeiro?

    reply
  5. Raony  setembro 20, 2011

    Amigo,

    Obrigado por este release do game!

    Ontem jogamos pela primeira vez e tivemos várias dúvidas nas regras. Tua apresentação clareou um pouco. Também li sobre a customização e regras alternativas criadas por outros jogadores e o jogo fica realmente mais INTENSO!

    Abraço!

    Raony

    reply
    • Helio Greca  setembro 20, 2011

      Opa, disponha! Grato pelo feedback e bom jogo!

      reply
  6. Marcio  Abril 10, 2012

    Olá amigo to muito afim de comprar este jogo, mas no link que vc postou não tem mais ele pra vender, saberia informar outro link, pois procurei numas lojas europeias e eles não enviam para o Brasil, se puder me informar outro link de loja q envie para cá eu agradeço.

    reply
    • raccoonin  Abril 10, 2012

      Salve Marcio;
      Devo receber o Zombies!!! pra vender em minha loja dentro de alguma semanas. Quer que te avise quando chegar?

      reply
      • Kleber  outubro 25, 2012

        Gostaria muito de saber, me manda um email de quanto tu ta vendendo na sua loja, gostei muito do jogo

        reply

Add a Comment