Supernatural Role Playing Game

Posted by:

“Desculpe ser eu a contar isto para você, mas a verdade dói e não adianta tentar suavizá-la.

Fantasmas são reais. Demônios também, juntamente com os despertares súbitos durante a noite e talvez até mesmo o monstro debaixo da cama.

O mundo é um lugar assustador. Se você tiver sorte os males que se arrastam na escuridão não vão se apossar de você.

Exceto que talvez você não esteja com sorte. Talvez você já tenha perdido alguma coisa – ou alguém – para a escuridão. Todas as bebidas e a terapia do mundo não podem colocar sua vida de volta do jeito que estava. E o mal tem sempre um jeito de encontrá-lo novamente depois que prova o gosto do seu sangue.

Então você decide reagir. Não vai ser fácil – como o treinamento é feito em serviço você pode ser morto. Mas você pode parar de ser caçado e tornar-se o caçador. Não há nenhuma fama ou glória nisto, e certamente não lhe trará dinheiro. Mas se você pegar o trabalho, você vai salvar vidas e enviar os caras maus gritando de volta ao inferno, para onde eles pertencem. Se isso soa bem, então você tem trabalho a fazer.”

Em Supernatural Role Playing Game você e seus amigos assumem o papel de caçadores no mundo da série de sucesso da televisão. Interprete personagens do show ou use as regras do Cortex System para criar seu próprio caçador. Você também encontrará detalhes sangrentos sobre fantasmas, demônios e outras perversões para o Mestre colocar em seu caminho. Tudo que você precisa para começar a caça é este livro, alguns amigos, alguns dados, e algum tempo para matar …

Tema:

Supernatural Role Play Game

Supernatural Role Play Game

Através de suas cinco temporadas, Supernatural desenvolveu uma intrigante mitologia envolvendo caçadores e as criaturas que vivem na escuridão e consagrou-se como uma das melhores séries de horror dos últimos tempos.

Graças a este sucesso, ganhou também uma versão em RPG, onde os jogadores assumem o papel de caçadores e juntos enfrentam o mal através dos EUA.

Para o Mestre familiarizado com a série, o processo para criar uma aventura será bastante simples. Basta imaginar uma ameaça sobrenatural, criar um background, um grupo de pessoas envolvidas, um cenário, pistas e Voilà! Estes elementos garantirão aos jogadores uma boa mistura de interação social, investigação, resolução de problemas e combate.

Regras & Sistema:

O sistema utilizado no RPG é o Cortex System da Margaret Weis Productions, editora especializada em títulos baseados em séries de TV, como Battlestar Galáctica e Serenity.

O Cortex utiliza um elegante sistema de compra de pontos, que permite aos jogadores montar personagens fiéis às características e aos aspectos da série de maneira muito simples e rápida. Construir um personagem básico leva menos de quinze minutos.

A ficha de personagem é bastante auto-explicativa e pode-se descobrir como os atributos funcionam apenas olhando para ela.

Os seis atributos básicos do jogo são definidos por um dado específico (d4, d6, d8, d10 ou d12), assim como as habilidades, vantagens e complicações.

Você simplesmente rola um dado quando uma ação relevante surge e combina os resultados com uma tabela padrão, tudo muito simples e ágil.

Complications e Plot Points:

MetamorfoUm ponto bastante interessante do RPG está no seu sistema de desvantagens, aqui chamadas de complicações.

As complicações abrangem vários aspectos, podendo ser físicas, envolvendo o background ou até o caráter dos personagens.

Estas falhas, desde que bem exploradas, tornam os personagens mais autênticos e fornecem elementos preciosos para a trama e para o Role-Playing, podendo até sugerir determinadas linhas de ação durante a aventura ou acrescentar complicações adicionais aos personagens baseados nos eventos ocorridos durante a campanha.

Como em outros RPG’s, as desvantagens escolhidas ou adquiridas podem render pontos extras (plot points) para serem gastos na construção personagens.

Os Pontos de Trama são fundamentais para a sobrevivência no mundo de Supernatural.

Quando um personagem está desesperado em apuros e realmente precisa ter sucesso em uma ação, os plot points podem salvá-lo.

Plot points podem ser utilizados pelos jogadores antes ou depois das suas rolagens. Quanto mais pontos gastos,maiores são as chances de que o jogador alcance um conjunto de resultados possíveis. O custo para utilizar plot points depois da rolagem evidentemente é mais alto, mas pode ajudar manter os personagens afastados por mais tempo da pira funerária.

Outro uso para os plot points é manter os personagens vivos quando as coisas não estão saindo exatamente como planejado. Podem ser gastos pontos para evitar danos e reduzir um ferimento mortal, ou para introduzir um elemento na aventura, como Bobby Singer aparecendo do nada para salvar Sam e Dean.

Em resumo, as ações heróicas que acontecem na série são transferidas ao jogo através dos pontos de trama.

Cenário e Criaturas:

O livro possui também um excelente exemplo de jogo utilizando uma cena da série, com um conjunto de regras e situações previstas, que podem inclusive serem utilizadas em outros sistemas, como GURPS, por exemplo.

O capítulo referente às criaturas é bastante completo e traz até três exemplos de cada um dos seres mais comuns vistos em Supernatural. Elas estão categorizadas como Demônios, Fantasmas, Metamorfos, Shtriga, Vampiros, Wendigo e Zumbis.

Pode parecer pouco, mas geralmente toda a trama de um episódio é construída tendo como base somente uma dessas criaturas.

Os capítulos dedicados aos jogadores são bastante minuciosos e possuem informações úteis para os que não estão completamente familiarizados com o universo da série.

Conclusão:

Apesar do livro não expandir o universo de Supernatural com novas informações, ele é bastante completo e fornece tudo o que você precisa para começar a jogar.

A ambientação no universo da série e o sistema de jogo se mantêm fiéis ao tema, fornecendo boas doses de horror e ação aliados a simplicidade e a clareza de regas do Cortex System.

Se você gosta do seriado e não vê problemas no bom e velho hack-and-slash, certamente vai gostar e se divertir muito com o Supernatural Role Playing Game.


0
  Artigos Relacionados

Add a Comment