Cemitério dos Jogos – Wyvern: The Game of Dragons, Dragon Slayers and Tresure

Posted by:

Inauguro a coluna  “Jogos que não estão mais entre nós” com um dos meus card games favoritos: Wyvern: O Jogo de Dragões, Matadores de Dragão e Tesouros.

Wyvern é um jogo de cartas para duas pessoas onde os jogadores assumem o comando de um exército de dragões, lutando para conquistar novos tesouros.

Lançado em Janeiro de 1994, Wyvern foi um dos primeiros CCG a introduzir novos elementos ao gênero (e não somente copiar Magic: The Gathering) e apresentou pela primeira vez cartas numeradas para facilitar a vida dos colecionadores e Foil Cards (folheadas com ouro, de verdade).

wyvern

A bela arte dos cards foi realizada por um único artista, Peter Pracownik, que conferiu ao jogo uma forte e equilibrada identidade visual e um ambiente quase onírico nas ilustrações.

Em termos de jogabilidade, foi pioneiro na gestão de recursos finitos. Ao contrário da maioria dos CCG onde estes recursos se renovam a cada turno, em Wyvern os jogadores devem controlar uma pilha de tesouros para pagar o custo das cartas.

Outra novidade foi a utilização de duas pilhas de cartas: a Dragon Lair Draw Pile (para dragões e terrenos) e a Treasure Horde Draw Pile (com cartas de ação e tesouro).

Os jogadores começam com 6 cartas da pilha de Dragon Lair Draw Pile voltadas de face para baixo no campo de batalha, com 7 cartas na mão da Treasure Horde Draw e com 25 peças de ouro.

Em cada turno, o jogador deve designar um atacante para uma das cartas do oponente, voltadas para baixo ou já reveladas.

O jogo termina quando um dos jogadores não tiver mais qualquer carta de dragão ou terreno em jogo.

wyvern booster box

Caixa de boosters de Wyvern

Wyvern possui também um interessante sistema de pontuação que premia os jogadores pelo uso inventivo dos seus recursos. Como, por exemplo, conceder um bônus para cada peça de ouro não utilizada no jogo.

Sua mecânica lembra bastante a do clássico Stratego (o nosso Combate, da Estrela), com cartas ocultas que são reveladas somente no momento do combate.

Apesar de possuir fortes elementos estratégicos e ser extremamente balanceado, Wyvern pecou por ser extremamente simples.

As cartas de criatura possuem somente um atributo, a força. O custo das cartas não possui diferenciação e a interação entre os jogadores se restringe somente ao combate. As cartas sequer são viradas para ataque ou ativação.

Wyvern foi descontinuado em 1997, com apenas duas expansões lançadas Phoenix e Chameleon.

Uma caixa com 36 boostes pode ser comprada atualmente por menos de US$ 8,00.

[nggallery id=8]

0
  Artigos Relacionados

Add a Comment