Bone de Jeff Smith

Posted by:

Imagine a união dos universos criados por J.R.R. Tolkien, com toda a sua vastidão e profundidade, de Carl Barks, com a sua genialidade no domínio da arte seqüencial, e de C.S. Lewis, com sua grandiosidade épica.

Apesar das referências superlativas, asseguro que essa amálgama imaginada existe. Ela é uma série em quadrinhos criada por Jeff Smith que relata as aventuras de simpáticas criaturas vindas de Boneville, os primos Fone Bone, Phoney Bone e Smiley Bone.

Esta história teve inicio em 1991, quando Jeff Smith deixou a faculdade para fundar sua própria empresa, a Character Builders Animation Studio e lançar uma série em quadrinhos sobre um personagem que ele havia criado ainda na infância, chamado Bone.

bone-map

O simpático Fone Bone

No início, ele acumulava as funções de roteirista, desenhista e editor. E isso tudo sem nenhuma experiência anterior nestas áreas.

Mesmo tendo sido lançada em uma época complicada, onde a popularidade do gênero estava em baixa, Bone lentamente se firmou e contrariando todas as expectativas, veio a se tornar um sucesso.

Conquistou dezenas dos principais prêmios da indústria dos quadrinhos e foi eleito pela revista Time como uma das dez melhores graphic novel de todos os tempos.

Segundo análise do site Amazon.com Bone é “A mais importante fantasia épica desde O Senhor dos Anéis.” (Ok, talvez essa comparação seja um pouco exagerada, mas não muito).

Como os Hobbits, os Bones têm aspectos e características peculiares. São pequenos e “arredondados”, anseiam voltar para suas casas, possuem quatro dedos em cada mão, andam sem roupas e são… fofos!

Em resumo, são puro cartoon inseridos em um mundo humano fantástico, com animais falantes, dragões e é claro, as estúpidas, estúpidas criaturas ratazana.

Ao longo trama, que se inicia deliciosamente leve e divertida, acompanhamos o desenvolvimento dos personagens conduzido de forma magistral por Smith, que lenta e gradualmente conduz o leitor para dentro da historia.Jeff-Smith-Bone

Quando o caminho dos primos Bone se cruzam com os de Espinho, uma bela garota de fazenda cujos pais morreram e que vive sobre os cuidados da sua avó, um passado secreto que vinha sendo mantido em segredo vem à tona.

Com isso, vemos o protagonista Fone se transformar em herói. O tolo e ingênuo Smiley assumir qualidades quase religiosas e as gananciosas armações de Phoney tomarem rumos completamente inesperados.

Enquanto isso, Kingdoc, com suas criaturas ratazana prepara seus exércitos obedecendo ordens de uma entidade maligna.

Pequenas criaturas em um mundo estranho querendo voltar para sua terra, seres malignos reunidos em um exército. Uma poderosa entidade do mal e uma batalha decisiva pelo futuro da humanidade.

Soa familiar, certo? Sim, minha comparação no início do texto não foi à toa.

stupid-rat-creatures

As estúpidas Criaturas Ratazana

A trama central certamente foi inspirada na obra de fantasia de J.R.R. Tolkien, mas Jeff Smith teve bastante talento e imaginação para transformá-la em algo inteiramente original.

Smith consegue isso principalmente através de seu talento pródigo como cartunista, tanto que é comparado frequentemente com Carl Barks.

Com total domínio e maestria das técnicas de luz e sombra, Smith desenha quadrinhos em preto e branco que colocam mais energia e personalidade em uma única página do que muitos quadrinistas em álbuns inteiros.

Logo nas primeiras páginas esquecemos do non-sense de pequenas criaturas cartoonescas vivendo uma aventura tolkineana e somos envolvidos na narrativa épica e no apelo universal do humor que elas contem. A divertida história assume uma escala cósmica, sem perder o leitor ao longo do caminho.

Sem dúvida, Bone é uma das melhores graphic novel jamais publicada, não à toa, conquistando fãs tão fieis quanto os de Star Wars e O Senhor dos Anéis.

bone

No Brasil:

Aqui no Brasil, Bone começou a ser publicado em 1998, pela Via Lettera, em edições que geralmente agrupam três volumes do formato americano e são lançadas a conta-gotas. Confira as edições já lançadas:

Volume 1 – Fora de Boneville:

O início da série, a expulsão de Boneville, o ataque de gafanhotos, a separação dos primos e a descoberta do Vale.

Volume 2 – Equinócio de Primavera

Acolhida na casa de Vovó Ben e de Espinho, o ataque das ratazanas, a fuga de Espinho e Fone Bone.

Volume 3 – A Feira de Primavera

As tramóias de Phoney Bone e Smiley Bone na Feira e os sonhos misteriosos de Espinho.

Volume 4 – A Grande Corrida de Vacas

Em Barrel Haven, os preparativos para a Grande Corrida, organizada pela vovó Ben.

Volume 5 – A Jornada

Após encontros e desencontros, os três reúnem-se na fazenda da vovó Ben, sempre sob o olhar atento do taverneiro Lucius Down, enquanto sonhos angustiantes assombram as noites da jovem Espinho e de Fone.

Volume 6 – A Tempestade

Após turbulenta jornada, Lucius Down, Phoney e Smiley Bone retornam a Barrel Haven, enquanto na fazenda, Fone Bone, vovó Ben e Espinho são cercados de todos os lados por medonhas criaturas ratazana.

Volume 7 – A Vila Fortificada

A revelação que Espinho é a princesa de Athéia, ela foi criada como camponesa para protegê-la do Senhor dos Gafanhotos. E seus sonhos que lhe atormentam deste o início são reflexos dos poderes do Senhor dos Gafanhotos.

Volume 8 – O Matador de Dragões

Phoney Bone, para extorquir a população da vila, se intitula o Matador de Dragões.

Volume 9 – Rojão, O Senhor da Fronteira Oriental

Um novo inimigo aparece para o trio, o leão Rojão que se intitula o senhor da Fronteira Oriental.

Volume 10 – A Princesa Revelada

Fone Bone e seu primo Smiley continuam a jornada à procura de Espinho. Sem entender o que está acontecendo, ambos buscam notícias da aldeia, de seus habitantes e daquele que “ostenta a estrela”.

Volume 11 – A Caverna do Ancião

Enquanto a guerra se espalha pelo Vale, os primos Bone, vovó Ben e Lucius chegam à caverna do Ancião, para se protegerem do ataque das ratazanas. Phoney é capturado e será utilizado em um sacrifício, Espinho é reencontrada e um terremoto marca um novo e terrível acontecimento aos habitantes do vale e aos Bones.

Volume 12 – Círculos Fantasmas

Smiley e Phoney se juntaram a vovó e a Lúcius na Caverna do Ancião para fazer resistência às criaturas ratazanas. E em uma sinistra cerimônia realizada à luz da Lua sangrenta, o Encapuzado revelou o porquê de o Senhor dos Gafanhotos estar atrás “daquele que ostenta a estrela”.

Volume 13 – Pedras de Oração

Os primos Bone, acompanhados de Espinho e vovó Ben, percorrem um perigoso caminho repleto de círculos fantasmas para tentar alcançar a gloriosa cidade de Atheia, mas se depararam com uma horda de criaturas ratazana guiadas pela recém-ressuscitada Cardo.

Volume 14 – Caçadores de Tesouros

Lucius convence os guerreiros Veni Yan e os sobreviventes do vilarejo a seguirem para a lendária cidade de Athéia.

Após 55 edições, Smith concluiu a história épica e lançou a saga completa em um gigantesco volume único com mais de 1300 páginas. Você pode comprar a Epic Edition aqui, por de R$ 140,00. Um excelente negócio, dado que cada volume da edição nacional custa cerca de R$ 23,00 no submarino.com.

 

[nggallery id=7]

2
  Artigos Relacionados

Comments

Add a Comment