Robo Rally – Board Game

Posted by:

Robo Rally

Conta a lenda que no final do século passado, um professor de matemática visitou uma pequena empresa de jogos para apresentar um de seus projetos.

O presidente da empresa gostou do jogo, mas os custos para produzi-lo seriam altos demais e a sua empresa, que funcionava no porão da sua própria casa, não tinha recursos suficientes.

O presidente perguntou ao professor de matemática se ele não teria outro jogo, mais simples de se produzir. O professor demonstrou então, um outro jogo mais simples que ele havia desenvolvido, chamado as “Cinco Cores da Magia”.

O nome do professor de matemática era Richard Garfield e a pequena empresa era a Wizards of the Coast. Desse encontro nasceu Magic: The Gathering.

Após o sucesso de Magic: The Gathering, a pequena empresa evidentemente deixou de ser pequena e finalmente teve recursos para lançar o primeiro jogo criado por Richard Garfield. Este jogo foi chamado Robo Rally e não foi nenhuma surpresa que ele também tenha se transformado em um sucesso instantâneo.

Vou usar nesta análise a versão da Wizards of the Coast lançada em 1994, pois ainda não joguei a nova edição lançada pela Avalon Hill, também subsidiaria da Hasbro, mas aparentemente a estrutura e a mecânica do jogo são as mesmas.

Robo Rally mostra como se pode combinar um jogo de tabuleiro com cards para fazer um jogo ágil e simples, porém, com sólidos elementos estratégicos.

Tema:

Robo Rally é um jogo de corrida com tema humorístico onde cada jogador assume o papel de um robô industrial que deve correr através de um chão de fabrica cheio de poços, lasers, esteiras e outros obstáculos.

Componente Robo Rally

Componentes do Jogo

Em meio a todo esse caos, os jogadores devem utilizar cartas de movimento para programar seu robô em uma corrida entre outros participantes. Vence o jogador que conseguir passar por todos os pontos exigidos do tabuleiro, ou o último a sobreviver.

Embalagem e Componentes:

O livro de regras é de fácil leitura e tem um formato leve e divertido, incluindo algumas sugestões de tabuleiros com níveis de dificuldade e tempo de cada partida. Existem ainda descrições de perfis para cada um dos robôs, variações de regras, exemplos de tabuleiros, etc.

O jogo é composto por seis grandes tabuleiros intercambiáveis, miniaturas dos robôs, fichas de dano e dois maços de cards, um para o código de programação e outro para os upgrades.

O tabuleiro de jogo é criado combinando suas peças modulares. Cada segmento possui doze espaços quadrados e cada peça é compatível com as outras, provendo assim inúmeras possibilidades de combinação.

As miniaturas dos robôs são feitas de estanho e são acopladas em suas bases. O seu divertido design foi criado por Phil Foglio, artista bastante conhecido nas primeiras edições de Magic: The Gathering.

Objetivo:

O objetivo do jogo é ser o primeiro a tocar em uma ordem correta uma série de bandeiras (checkpoints) espalhadas através do tabuleiro.

Para este fim, os jogadores recebem nove cartas de programação a cada turno e devem escolher cinco destas cartas para definir como seu robô irá se mover naquele turno.

O primeiro jogador a passar na ordem correta por todos os pontos sinalizados (ou o último sobrevivente) é o vencedor.

Gameplay:

Box Robo RallyRobo Rally dá a sensação de ser um jogo simples, mas não se engane. Apesar das regras serem aprendidas em pouco tempo, trata-se de um jogo bastante complexo.

À primeira vista pode parecer simples controlar o seu robô, mas é fácil esquecer de algum detalhe durante a programação e assistir, sem poder fazer nada, seu robô ir rumo à destruição.

Cada robô tem a capacidade de aceitar cinco “registros” de movimento por turno e o planejamento da movimentação dos robôs é feito simultaneamente por todos os jogadores. As cartas de programação devem ser colocadas na mesa

sãssscom a face voltada para baixo e na ordem em que os movimentos serão executados.

Estas cartas contêm as instruções de como seu robô deve se movimentar em cada turno, como por exemplo: avançar 1, 2 ou 3 espaços para frente, virar à esquerda ou à direita, recuar ou se mover 180°.

Uma vez programada, a ordem das cartas não pode ser alterada.

Após todos terem programado seus robôs, cada carta de movimento é revelada simultaneamente por todos os jogadores, e os robôs devem fazer exatamente o que quer que estas cartas digam para eles fazerem.

Como os robôs podem empurrar uns aos outros durante a movimentação e sua programação não pode mudar depois de iniciada, eles podem terminar o turno em um lugar completamente diferente do planejado.

Após os jogadores terem movido seus robôs de acordo com os registros, os elementos ativáveis do tabuleiro entram em funcionamento e seus efeitos são aplicados aos robôs.

As esteiras de transporte são as primeiras a entrar em ação. Qualquer robô em uma esteira é movido um espaço na direção indicada. Alguns espaços da esteiras também fazem o robô girar noventa graus.

Em seguida vêm os empurradores, que movem um robô para outro espaço no tabuleiro. Os Lasers causam dano a um robô parado em seu raio de alcance e os trituradores destroem qualquer tipo de robô que tiver infelicidade de ser capturado dentro deles.

Muitos tabuleiros também estão repletos de buracos que aniquilam qualquer robô que caia em suas profundezas.

Por fim, depois que todos os elementos do tabuleiro tiveram seu efeito aplicado, os robôs disparam os seus lasers (cada robô tem um) e os danos são computados.

Cada vez que um robô é atingido ele recebe um marcador de dano, que irá reduzir o número de cartas de movimento recebidas pelo jogador no início do turno.

Se o seu robô tiver mais do que quatro pontos de dano ele começa a travar, isto é, os movimentos que foram programados no turno anterior vão ser aplicados novamente nos próximos turnos, até o robô ser reparado.

Cada ponto de dano recebido a seguir queima o próximo registro e com dez pontos seu robô é destruído.

No entanto a morte é temporária. Devido à alta letabilidade do jogo, cada robô possui três vidas e ao ser destruído, é reconstruído no inicio do próximo turno, reiniciando o jogo no local do ultimo checkpoint.

Finalizar os movimentos em uma das casas marcadas com uma bandeira faz seu robô ganhar um novo checkpoint e nas casas marcadas com a ferramenta permite ao seu robô reparar pontos de dano e receber uma carta de upgrade.

Estes upgrades dão ao robô habilidades adicionais, como armas (um raio que empurra os outros robôs um espaço de distância), modificações nas armas (que fazem o laser atravessar as paredes), defesas (um escudo que evita danos em uma direção), modificadores de movimento (freios), etc.

Os danos também podem ser reparados se os robôs se desligarem por um turno. Uma vez desligado o robô não se move e não recebe os cards de registro, mas ainda é suscetível aos elementos do tabuleiro.

Terminada a fase de movimentação, os jogadores descartam as suas instruções (exceto os que estão travados) e recebem uma nova mão para programar seus robôs na próxima fase.

Se acabarem as vidas de um jogador, ele esta fora do jogo.

Estratégia e dicas:

O centro de ação do jogo está em decidir como melhorar a posição do seu robô com as nove cartas de movimentação que lhe foram dadas.

Como todo jogo que utiliza cartas o fator aleatório invariavelmente irá favorecer alguém, mas é a habilidade de enxergar as possibilidades de movimento e combinação nas cartas recebidas que garantirão o sucesso em Robo Rally.tabuleiro

Isso não quer dizer que não há estratégia envolvida no jogo. Na verdade, na maioria das vezes você não irá receber as cartas de que precisa e fazer o melhor uso do que você tem nas mãos é o verdadeiro desafio do jogo.

Planejar os movimentos baseado nas cartas recebidas, exige que o jogador visualize os movimentos do seu robô e considere os elementos do tabuleiro e dos seus oponentes em pelo menos cinco passos no futuro.

Portanto a cada turno, ao planejar o movimento seu robô, você deve também pensar cuidadosamente no que outros jogadores irão fazer para evitar um tiro ou cair em um poço.

O início da partida sempre será o momento de maior caos no jogo, com todos os robôs ocupando os mesmos espaços no tabuleiro e querendo chegar ao mesmo lugar. Portanto evite os caminhos mais óbvios, mesmo que a rota alternativa seja mais longa, existe uma boa chance de que ela se torne a mais segura.

Robo Rally é um jogo demorado, mesmo com um tabuleiro com somente duas peças e quatro bandeiras.

Quanto mais blocos de tabuleiro forem usados, mais demorado é o jogo e menor é a interação entre os jogadores.

Ao iniciar no Robo Rally, o primeiro impulso é juntar varias peças de tabuleiro, colocar algumas bandeiras aleatoriamente e jogar.  Mas o tempo de jogo aumenta exponencialmente com o número de peças de tabuleiro. Duas peças no tabuleiro garantem um bom jogo de três a seis jogadores.

Em jogos com tabuleiros grandes, à medida que a partida progride, os robôs ficam mais espalhados no tabuleiro. Com isso os jogadores acabam tendo menos interação uns com os outros.

Uma vez que grande parte da diversão é a sacaneabilidade (o potencial em sacanear os outros jogadores), a falta desta interação faz o jogo ficar modorrento.

A interação entre os robôs é o principal elemento para fazer o jogo acontecer. Usar somente uma peça de tabuleiro e arrumar as bandeiras de uma forma que o primeiro jogador, ao passar por elas precise voltar pelo mesmo caminho e assim dar de cara com todos os outros jogadores que ainda estão tentando chegar lá certamente vai garantir um jogo memorável.

Variações:

Como dito anteriormente, Robo Rally pode ser um jogo extremamente demorado, ainda mais com jogadores que levam tempo demais para tomar as suas decisões.

Uma boa dica para evitar este problema é impor um tempo de dois minutos para cada fase de programação.

Quando este tempo expira, os jogadores que ainda não terminaram sua programação têm mais trinta segundos para fazê-lo. Se neste tempo, algum jogador ainda não tiver terminado sua programação dos movimentos, os registros que ainda faltam são completados aleatoriamente.

O limite de tempo torna o jogo muito mais dinâmico, forçando os jogadores a tomar decisões rápidas. Depois que se joga com ele, geralmente não se volta a jogar sem ele.

Outra boa variação de jogo é formar times de jogadores, com o objetivo de conquistar a bandeira inimiga e levá-la até o seu lado do tabuleiro. Para isso, pode-se colocar um marcador de bandeira na extremidade de cada um dos times.

Depois que um robô capturou a bandeira do outro time, os robôs da equipe rival, além de também precisarem capturar a bandeira adversária, precisam impedir que a sua bandeira capturada chegue ao objetivo.

Também pode-se jogar Robo Rally estilo Pac-Man. Espalhe marcadores em todas as casas do tabuleiro, o primeiro robô a coletar um número X de peças ou o robô que tiver coletado mais marcadores ao término da partida é o vencedor.

E por fim, a minha variação favorita: Robo Rally Live Action!

Robo Rally Live Action!

Conclusão:

Existem momentos durante o jogo em que ao receber as suas cartas de movimento elas lhe parecem completamente inúteis.

Mas então, após muita análise, subitamente uma epifania ocorre e você pode ver como – se você recuar, virar à esquerda depois saltar a esteira de transporte, virar a direita, e recuar novamente ao invés de avançar – as cartas que anteriormente pareciam inúteis subitamente se tornam perfeitas para chegar ao checkpoint neste turno.

Então você conduz seu robô, confiante em sua jogada genial. Mas logo na primeira fase de movimentação seu robô é empurrado por um dos oponentes e a sua estratégia genial acaba com seu robô rumando para a destruição…

A simples movimentação dos robôs durante o jogo é frequentemente uma fonte de grande diversão, com os jogadores revelando as suas cartas de movimento e dizendo “Merda! Não me empurre!” ou “Ops… Isso não era pra ter acontecido – Não faço a mais remota idéia de onde meu robô vai parar agora.”

Eu realmente aprecio Robo Rally e o jogo em cada oportunidade. Mesmo tendo jogado diversas vezes, existe uma série de cartas de upgrade que eu nunca vi e em cada partida elas acrescentam novos elementos ao jogo.

Ganhando ou perdendo, Robo Rally é muito divertido, repleto de escolhas táticas e humor. Recomendadíssimo a todos!

Compre o seu aqui: https://www.gamesurplus.com/site/product.cfm?id=B31CF7C6-3048-24BB-607C895F379AA592

Fonte da imagem “Robo Rally Live Action” – http://www.boardgamegeek.com

Fonte da imagem “Componentes do Jogo” – http://www.gateplay.com

2
  Artigos Relacionados

Comments

  1. Rodrigo  dezembro 21, 2015

    Saca o projeto https://www.indiegogo.com/projects/bad-code/

    reply

Add a Comment