Spectromancer – Online Card Game

Posted by:

Tendo me afastado completamente do universo dos card games nestes últimos sete anos, quando retomei meu interesse pelo assunto busquei saber o que o criador do gênero andaria fazendo ultimamente. Para quem não sabe, o responsável pelo surgimento da indústria dos card games é o matemático estadunidense Richar Garfield, pai do Magic the Gathering.

Para minha surpresa descobri que até hoje ele está produzindo e o título recente que mais chamou a minha atenção foi o Spectromancer, um card game on-line lançado em 2008.

Por conhecer a qualidade dos jogos criados por Richard Garfield, foi com uma boa dose de expectativa que iniciei minha primeira partida de Spectromancer, e devo dizer que não me decepcionei.

Com uma mecânica bastante criativa e uma plataforma intuitiva, o jogo força a tomada de decisões rápidas. Você precisa escolher qual card é o mais adequado para a situação, como ele vai beneficiá-lo e o quanto ele prejudicará o oponente.

São três opções de jogo, todas disponíveis no modo gratuito de download:
– Single Player – para jogar sozinho contra o computador;
– Campaing – campanha para jogar dentro do mundo de Revnia, com objetivos diferentes a cada duelo e recompensas em casos de vitória;
– Multiplayer – para disputar partidas on-line com outros jogadores ao redor do mundo. Para jogar no modo on-line basta preencher um pequeno cadastro, ficando aqui somente a observação de que o Brasil não é aceito como localidade, mas quando coloquei USA neste campo ele acessou o server normalmente.

Spectromancer - Fantasy Card Game

Spectromancer – Fantasy Card Game

No início do jogo você deve escolher a especialidade do seu mago entre seis opções: Cleric, Necromancer, Mechanician, Dominator, Chaosmaster ou Illusionist. No modo gratuito somente a opção Cleric está disponível.

Cada uma destas opções tem características próprias que lhe conferem cards específicos para derrotar o mago inimigo. Outros cards são universais e podem ser utilizados por qualquer classe pagando os custos dos elementos de earth, fire ou air.

Os cards se dividem em dois tipos: os de magia e os de criatura, ambos com um custo de invocação de um determinado elemento para entrar em jogo.

Todos os cards de criatura possuem certo número de ataque, defesa e custo de invocação (muito parecidos com os do Magic) e o objetivo do jogo, evidentemente, é derrotar o mago inimigo.

Mas as semelhanças com o Magic terminam aqui.

Como não existe o conceito de mão ou cemitério no jogo, em cada duelo você verá os cards que estarão disponíveis à medida que a partida avança.

Para utilizar os cards dos elementos universais e os da especialidade selecionada você precisa pagar o custo do card escolhido entre os que ficarem disponíveis em seu turno.

A jogabilidade é muito simples, tanto você quanto o oponente possuem cinco espaços para serem preenchidos com criaturas. Você escolhe um card por turno, caso seja um card de criatura você o coloca em um destes cinco espaços disponíveis, montando sua estratégia de acordo com os espaços ocupados pelo oponente.

Em cada turno, as criaturas se enfrentam e caso não haja uma criatura no espaço oposto, o dano provocado pela criatura é aplicado diretamente no oponente.

As partidas são rápidas, dificilmente durando mais de quinze minutos, tornando o jogo extremamente ágil e viciante.

Outros aspectos positivos do jogo são: o som, que ilustra muito bem o efeito dos cards de magia (como com Flame Wave e Armagedon, por exemplo) e o fato da versão grátis ser totalmente jogavel em todos os modos, isso sem contar que o preço da versão paga é muito acessível (menos de R$ 40,00).

Adquira experiência jogando nos modos Single Player e Campaing e depois aventure-se desafiando outros jogadores no modo Multiplayer, ganhando pontos de experiência e subindo o nível do seu personagem.

Como primeira experiência, depois de tanto tempo sem jogar, Spectromancer foi uma grata surpresa. Embora sua mecânica de jogo seja extremamente simples e de fácil aprendizagem, ele oferece uma infinidade de estratégias e possibilidades.

Recomendo a todos os jogadores, experientes ou novatos.

Spectromancer

Spectromancer – Tela de Jogo

4
  Artigos Relacionados

Comments

  1. Eugenio  abril 13, 2010

    Vc acredita que uns dias atrás eu estava mexendo nas minhas cartas de magic e pensando como era bacana participar dos torrneios (apesar de eu nunca ter ganho nenhum, mas era divertido). Entrei no site da Wotc e vi outras coleções e pensei: “Caramba, se eu voltasse a jogar, qual seria minha categoria? Mos? Magic old school?”
    Parabéns pelo site. Gostei de ver. E antes que eu me esqueça, tudo bem com vc? Tenha uma boa semana.
    Abraços

    reply

Add a Comment